Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores da UFPB são destaque em premiação nacional sobre Fanzines

Professores da UFPB são destaque em premiação nacional sobre Fanzines

publicado: 29/11/2023 12h00, última modificação: 29/11/2023 12h00
Docente aposentado foi o homenageado da edição do prêmio, enquanto professor em atividade foi um dos premiados

Foto: Divulgação

O professor aposentado há 06 anos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Henrique Paiva de Magalhães, foi o nome homenageado na primeira edição do Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines. A premiação ocorreu no dia 24 de novembro dentro da programação do Festival de Artes Ciberpajelanças, promovido pelo Grupo de Pesquisa Cria_Ciber, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os troféus de todas as categorias da competição, os “trofeuzines”, receberam o nome de Henrique Magalhães, que na UFPB atuou nos Departamentos de Comunicação Social e Mídias Digitais, e no Programa de Pós-graduação em Comunicação.

Além disso, o professor que dedicou sua carreira ao estudo e produção de história em quadrinhos, fanzines e cultura alternativa, recebeu o "Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional", em reconhecimento ao pioneirismo como fanzineiro, faneditor e pesquisador de fanzines no Brasil.

Fanzine, ou apenas zine é uma publicação alternativa e artesanal que prioriza a produção autoral, geralmente destinada a entusiastas de uma cultura particular. Foi na academia, enquanto estudante de jornalismo, que Henrique Magalhães se aproximou do mundo dos quadrinhos, na década de 70, publicando obras com a personagem Maria nos jornais impressos da Paraíba, e editando fanzines voltados para a temática dos quadrinhos.

Durante o Mestrado em Ciências da Comunicação na USP, ele realizou um trabalho pioneiro de levantamento histórico dos fanzines no Brasil, em uma época em que o tema ainda não era objeto de estudos. É também de Henrique Magalhães a autoria do primeiro livro sobre fanzine no país, a obra “O que é fanzine?”, da Coleção Primeiros Passos.

Além de tratar a temática da comunicação alternativa nas disciplinas ministradas, na UFPB Henrique Magalhães coordenou o projeto de extensão Editora Marca de Fantasia, que até hoje reúne e divulga as obras brasileiras em uma plataforma digital. Para Henrique Magalhães a homenagem foi um reconhecimento ao trabalho artístico e acadêmico.

Fiquei muito feliz com essa homenagem, o reconhecimento como sendo uma pessoa que abriu portas. Quero continuar contribuindo tanto para a pesquisa sobre fanzines e quadrinhos alternativos, quanto divulgando a obra de outros companheiros, e a Editora Marca de Fantasia, que nasceu como projeto de extensão da UFPB, e é um grande celeiro de difusão dessa produção”, afirmou.

Premiação

Na primeira edição do Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines, da UFG, o professor Daniel Figueiredo, do Departamento de Fundamentação da Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu o prêmio de "Melhor Zine de Quadrinho".

O zine premiado é intitulado “CosmoAgonia", uma série em três partes que foi publicada ao longo do ano de 2023. A obra chamou a atenção da comissão julgadora do prêmio, destacando-se pela originalidade, criatividade e contribuição ao cenário dos quadrinhos nacionais.

Daniel Figueiredo conta que suas publicações de quadrinhos fazem parte de uma iniciativa de pensar uma educação filosófica por meio de narrativas poético filosóficas ou fantástico filosóficas.

Na UFPB, além de incentivar os alunos a utilizarem esse tipo de publicação em atividades avaliativas nas disciplinas que ministra, o docente está em processo de criação de um grupo de pesquisa, que deve se chamar Laboratório de Pesquisas Antidisciplinares, com a proposta de pensar as relações educacionais por meio de conhecimentos que estão à margem da academia.

Os zines, quadrinhos ou outras produções artísticos culturais funcionam como canais de debate educacional, dessa maneira há uma aproximação entre o fazer artístico cultural e a produção da criticidade na formação de novos professores e professoras”, explicou o docente.

A competição contou com 03 categorias: Melhor Artezine, Melhor Zine de Quadrinhos, e Melhor Fanzine.  O fanzine premiado pode ser acessado gratuitamente no site da Editora Marca de Fantasia.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins