Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Residência da UFPB busca doações para instituições filantrópicas de JP
conteúdo

Notícias

Programa de Residência da UFPB busca doações para instituições filantrópicas de JP

Iniciativa vai atender idosos da Instituição Espírita Nosso Lar e da Vila Vicentina Júlia Freire
publicado: 28/09/2021 17h11, última modificação: 30/09/2021 17h07

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH), com Ênfase em Atenção à Saúde do Idoso, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está arrecadando doações para a Instituição Espírita Nosso Lar e para a Vila Vicentina Júlia Freire, ambas instituições de longa permanência para idosos localizadas em João Pessoa.

As doações para Vila Vicentina acontecem até o dia 1º de outubro e para Nosso Lar até o final do mesmo mês. Os pontos de coleta devem funcionar em horário comercial, das 8h às 17h. Ao todo, 95 idosos serão beneficiados, além dos funcionários que dependem indiretamente das doações.

Confira os pontos de coleta:

Nosso Lar: 

Hall de entrada do Centro de Ciências da Saúde da UFPB

Hall de entrada do Centro de Ciências Médicas da UFPB

Fisio House (Mangabeira)

Na própria instituição Nosso Lar 

Doações de: alimentos e fraldas geriátricas. 

Vila Vicentina: 

Hall de entrada do HULW/UFPB

Ambulatório de Geriatria do HULW/UFPB

Na própria instituição Vila Vicentina 

Doações de: itens de higiene, produtos de limpeza, fraldas geriátricas e alimentos. 

Para fazer doações em dinheiro, os interessados podem entrar em contato pelas redes sociais @nossolarpb e @vilavicentinajp. A campanha foi adaptada às necessidades prioritárias de cada instituição. 

Devido à pandemia, o grupo foi dividido em duas equipes. Com a Nosso Lar ficou Emília Guilherme (Enfermeira), Emanuelle Sintya (Fonoaudióloga), Gabriela Bertoldo (Terapeuta Ocupacional), Gisele Borges (Farmacêutica), Kennedy Anderson (Fisioterapeuta) e Laiana Barroso (Nutricionista). 

Já na Vila Vicentina estão Elivane Martins (Nutricionista), Kelly Souza (Assistente Social), Larissa Lourenço (Psicóloga), Maria Casimiro (Farmacêutica), Mayara Rocha (Fisioterapeuta) e Rayane Martins (Terapeuta Ocupacional). 

Segundo a Farmacêutica Gisele Borges, da equipe Nosso Lar, a campanha surgiu quando os residentes identificaram que essas instituições de longa permanência para idosos passam por escassez de alguns materiais, sejam eles alimentícios, de higiene pessoal e de limpeza. 

O público idoso foi um dos mais atingidos durante a pandemia e, por essas estas instituições serem filantrópicas, as doações diminuíram bastante por conta do cenário atual, além de ter se intensificado com a atual conjuntura financeira dos brasileiros”, destacou Gisele. 

Para comemorar o dia Internacional da Terceira Idade e o dia Nacional do Idoso, que acontece em 1 de outubro, a equipe de residentes da Nosso Lar realizará uma semana de atividades, promovendo oficinas de artesanato, pintura, sessão fotográfica, cinema e música. 

É uma homenagem para lembrar o quão importante é ajudar quem tanto contribuiu para formação de outras pessoas e para a sociedade, e que hoje necessita de auxílio”, pontuou Gisele. 

Na Vila Vicentina, durante a comemoração do dia do idoso, os residentes irão realizar a entrega dos materiais arrecadados e realizar um momento especial, com bingo, dinâmicas, sorteios, dança e música. 

Durante as ações, serão seguidos todos os protocolos de biossegurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a exemplo do uso de máscaras, para evitar contágio pelo novo coronavírus nas instituições. Outras informações sobre a campanha podem ser consultadas pelo telefone 83 9683-6607. 

***
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação