Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa que estimula jovens pesquisadores a seguir carreira na ciência seleciona dois alunos da UFPB
conteúdo

Notícias

Programa que estimula jovens pesquisadores a seguir carreira na ciência seleciona dois alunos da UFPB

publicado: 20/11/2023 12h23, última modificação: 20/11/2023 12h23
Estudantes foram selecionados para o 31º Programa Bolsas de Verão, iniciativa do Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais (CNPEM) que será realizada no começo de 2024

Foto: Divulgação

Os alunos Isaque Augusto Feitosa, do 8º período do curso de engenharia química, e Mariana Braz Maia, do 5º período da graduação em engenharia de materiais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram selecionados para a 31ª edição do Programa Bolsas de Verão, oferecido pelo Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais (CNPEM), entidade de referência na realização de estudos em diferentes áreas de C&T. Os resultados foram divulgados no dia 10 deste mês. 

Eles fazem parte de uma lista composta por 31 graduandos. Os estudantes concorreram com outros candidatos das áreas de ciências exatas e da terra (incluindo Engenharias e Tecnologias) e também com candidatos das ciências biológicas e da saúde, em toda a América Latina e Caribe. 

O Programa possibilitará aos graduandos selecionados a oportunidade de passar dois meses na sede do CNPEM, localizado em Campinas, onde terão que desenvolver um plano de trabalho dentro de um projeto de pesquisa proposto por pesquisadores do Centro e apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final. Os projetos de pesquisa a que os estudantes se dedicarão somente serão revelados após o início das atividades, em janeiro de 2024. 

Além de terem as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento desde o local de residência custeadas, o Programa Bolsas de Verão do CNPEM prevê aos estudantes selecionados acesso à orientação individualizada, feita por profissional do órgão, apoio psicológico e pedagógico, além de acesso a seminários e palestras realizados no local. O intuito é difundir ciência e estimular jovens cientistas a seguirem carreiras científicas. 

Para Mariana Braz, a participação na iniciação científica oferecida na UFPB, para a qual já contribui há mais de dois anos, foi crucial para seu êxito na seleção. Na Universidade, a estudante se dedica à fotocatálise, que é o aumento da velocidade de uma reação química induzida pela luz. 

“Participar da Iniciação Científica na UFPB foi, sem dúvida, decisivo para a minha aprovação, pois desenvolvi muitas habilidades de pesquisa e adquiri experiência em laboratório, fatores que fizeram parte da minha carta de motivação”, disse a discente, que se sente orgulhosa e honrada por ter conseguido a chance de trabalhar em um dos maiores centros de pesquisa do país. 

Já Isaque Feitosa afirmou que se surpreendeu com seu êxito na seleção, mesmo que tenha passado por diversas experiências na pesquisa e na extensão ao longo de sua trajetória universitária. Segundo o discente, sua colaboração se deu, sobretudo, nos projetos ‘Mares Sem Plástico’ e ‘Questionando a Química através da Experimentação’, todos da UFPB, além de ter sido convidado para participar como monitor de imersão científica no projeto Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), com sede em Recife. 

“Fiquei muito feliz ao descobrir que fui selecionado, jamais esperava que fosse, em algum momento visitar o CNPEM, quem diria trabalhar lá. Acredito que representarei bem a UFPB e espero que, a partir do meu exemplo, muitos outros discentes se motivem para se candidatar e atuar no programa, contribuindo com o avanço da ciência no Estado e no país”, afirmou o estudante. 

Segundo o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, os discentes estão de parabéns pelo desempenho e pelo resultado, representando muito bem a UFPB, e sua iniciativa serve de exemplo para outros estudantes buscarem oportunidades por meio do conhecimento.

Na avaliação do diretor do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, Marcel Gois, a aprovação dos dois alunos no Bolsas de Verão do CNPEM é motivo de orgulho para o CT. “Demonstra o potencial dos nossos estudantes e o nível de formação ofertado em nossos cursos. Desejo que esse período seja muito proveitoso e que eles possam amadurecer em conhecimento e em habilidades profissionais diversas”, afirmou.  

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB