Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB abre cadastro online para candidatos a receber próteses mecânicas gratuitas para membros superiores

publicado: 05/09/2022 17h14, última modificação: 05/09/2022 17h15
As próteses são fabricadas de forma personalizada por meio da impressão em 3D, para adultos ou crianças

Foto: Divulgação

O Projeto Pernas e Braços para Que te Quero, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que fabrica e distribui gratuitamente próteses mecânicas funcionais de membros superiores para pessoas amputadas ou com malformações congênitas de membros superiores, disponibilizou formulário online para pacientes que desejam se candidatar a receber uma das próteses.

A prótese fabricada na UFPB permite, a partir da movimentação do cotovelo do paciente, os movimentos dos dedos da prótese. De acordo com a professora Lígia Ortiz, coordenadora do projeto, serão aceitos pacientes de qualquer município paraibano, no entanto, é necessário que o paciente tenha disponibilidade de permanecer em João Pessoa por um período de dias antes e após o recebimento da prótese.

Além da protetização, os pacientes vão passar por avaliação fisioterapêutica, avaliação funcional e assistência terapêutica pré e pós protetização.

O projeto Pernas e Braços para Que te Quero é desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), em parceria com o Laboratório de Fabricação Digital (Fablab/UFPB).

Leia matéria completa sobre o projeto aqui.

Reportagem da TV UFPB mostra a prótese entre as inovações desenvolvidas por pesquisadores da Universidade. Assista à reportagem:

Reportagem:
Elidiane Poquiviqui