Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário abre inscrições para seleção de três bolsistas
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário abre inscrições para seleção de três bolsistas

publicado: 01/02/2024 12h07, última modificação: 01/02/2024 12h07
Oportunidades são destinadas a estudantes que estejam no último período de ciências agrárias ou cursos afins, além de recém-egressos das mesmas áreas

Foto: Gustavo Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre, nesta quinta-feira (1º), as inscrições para selecionar três bolsistas, com a finalidade de atuação no projeto “Trocando experiências para alcançar alta produtividade e sustentabilidade agropecuária na região mais seca do Brasil”, coordenado pelo professor Helder Farias Pereira de Araújo, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). As atividades serão realizadas na Fazenda Salambaia e na Cooperativa dos Capribovinocultores (Capribov), ambas localizadas no município de Cabaceiras, no Cariri paraibano. 

A bolsa mensal a que os selecionados farão jus será de R$ 1.200,00, com vigência de 11 meses. Os recursos para o pagamento das bolsas são provenientes do AgroResidência - Programa Residência Profissional Agrícola, cuja implementação é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

O processo seletivo é destinado a egressos de 15 a 29 anos de ciências agrárias ou afins que tenham finalizado o curso há, no máximo, 24 meses, ou a estudantes da mesma faixa etária e dos mesmos cursos que estejam no último período, desde que, neste último caso, tenham concluído todas as disciplinas. 

O período de inscrições segue até o dia 06 de fevereiro. Para se candidatar às vagas, os postulantes devem preencher um formulário de inscrição eletrônico, com dados pessoais, educacionais e socioeconômicos, bem como anexar cópias da documentação elencada no item 7 do edital

Além da análise da ficha de inscrição, os candidatos passarão por uma etapa de entrevista online, pela plataforma Google Meet, cuja realização está prevista para o dia 8 de fevereiro, em horário a ser publicado no site do CCA. O link para acesso à sala virtual na qual acontecerá a entrevista também será publicado no mesmo site. Para a entrevista, será atribuída nota máxima de até 100 pontos, conforme critérios descritos no anexo I do edital.

De acordo com o edital, o resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 9 de fevereiro, também no portal do CCA. Os candidatos poderão interpor recursos contra este resultado de 10 a 13 de fevereiro, exclusivamente para o e-mail helder@cca.ufpb.br, identificando o assunto da mensagem com a expressão “Recurso”. A publicação do resultado final ocorrerá no dia 14 de fevereiro, no site do CCA. 

“Esse projeto faz parte do programa Nexus Caatinga (https://nexuscaatinga.com.br), que reúne outros projetos apoiados por vários parceiros, como universidades, ministérios, entidades de fomento à pesquisa científica, dentre outros, que tem como foco principal a realização de pesquisas e ações em busca de paisagens agrícolas sustentáveis em regiões semiáridas”, explica o professor Helder. 

Outras dúvidas acerca da inscrição e do processo seletivo devem ser endereçadas para o e-mail helder@cca.ufpb.br

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB