Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB inscreve para coral, apresentações artísticas e T'ai-chi chuan
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB inscreve para coral, apresentações artísticas e T'ai-chi chuan

O Músicola, que desenvolve as ações, foi premiado com o projeto Elo Cidadão 2019
publicado: 04/02/2020 10h54, última modificação: 04/02/2020 18h35
Entre as ações, o projeto organiza atividades no Dia Mundial do Taichi, em abril. Crédito: Divulgação

Entre as ações, o projeto organiza atividades no Dia Mundial do Taichi, em abril. Crédito: Divulgação

O curso de T'ai-chi chuan ofertado pelo projeto Musicola - Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latino-americana, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas. A atividade é permanente e integra as ações do projeto social que ficou entre as 40 melhores iniciativas premiadas com o Elo Cidadão 2019, destinado às ações mais exitosas.  

Entre as atividades do projeto, estão também formação de coral, apresentações artísticas, oficinas, ações sociais e de inclusão.  O projeto visa propiciar uma imersão em aspectos inter/multidisciplinares – arte, educação e saúde, – da cultura extremo oriental em diálogo com a cultura local.

A ação tem natureza interdisciplinar e é uma iniciativa do Labeet - Laboratório de Estudos Etnomusicológicos, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (ACBJ-PB).

A coordenadora do projeto, Alice Lumi Satomi, do Departamento de Educação Musicial da UFPB, disse que “o projeto permite dar voz às culturas que têm pouca visibilidade, não só do Oriente, mas do nosso continente e até do nosso próprio país ou região, oportunizando a propagação desse encontro de saberes, a conscientização da equipe e do público sobre cidadania, tolerância e inclusão”.

Ela destacou que esse encontro de saberes tradicionais reforça o entendimento e valorização da própria cultura local. Segundo ela, a música japonesa é uma postura filosófica. A proposta é trazer os valores da estética tradicional e reforçar os valores do Nordeste, os valores da terra. “Está muito na moda a cultura pop e essa cultura pop é muito consumista”, analisa.

No Campus I da UFPB, acontecem o curso de T'ai-chi chuan estilo Pai Lin, e as práticas musicais do coro "Hatsuhinode [primeiro alvorecer]", e do trio Jampakoto, de flauta e cítaras japonesas, cujos integrantes compõem também o grupo Iakekan, de música latino-americana. A técnica tradicional chinesa do T'ai-chi Chuan (equilíbrio físico, mental e emocional) prepara para todos os aprendizados e práticas, sendo que o do idioma japonês é reforçado pelas práticas tradicionais musicais do coro, do trio de cítaras e do grupo de tambores.

“O curso de T'ai-chi chuan não para, desde janeiro está acontecendo, inclusive feriados”, explicou a professora. O curso é aberto a quaisquer interessados, que podem buscar informações na Assessoria de Extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

Educação e saúde

Embora o projeto seja da área de artes, tem atraído estagiários e professores de outros centros como Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Ciências da Saúde (CCS). O Musicola lida com os assuntos de tradições culturais, produção cultural na área musical e cênica, memória, cooperação interinstitucional e internacional. Suas atividades podem ser incluídas no eixo temático da educação, pela aproximação com a capacitação e qualificação continuada de jovens e adultos e por oportunizar estágios para futuros educadores.

No eixo da saúde, atende interessados em melhoria da saúde e qualidade de vida, principalmente, de adultos, seguidos de idosos, mulheres, adolescentes e jovens, incluindo as minorias, que sofrem discriminações seja por raça, gênero e incapacitados para o trabalho, por limitações físicas, neurológicas e psicológicas.

Ações

A rotina anual do Projeto consiste: na organização do Dia Mundial do Taichi, em abril; do Festival do Japão, em setembro; participação do Jampakoto na Mostra de Música e Dança Japonesa, em São Paulo, em junho; do taichi no FEMOCSs (Festival Movimento Corpo Som e Sabores), da Educação Física, do coro em encontros de corais do FEPAC, SESC e Mostra de Arte e inclusão da Funad, em novembro, em João Pessoa. No ano passado, os grupos do projeto foram responsáveis pela maioria das apresentações e oficinas do XIV Festival do Japão na Paraíba, atuando em pelo menos dez delas.

Já entre as ações sociais e de inclusão, Alice Lumi destacou visitas do coro a asilos, oficinas em hospitais filantrópicos e em unidades prisionais. 

Origem

O Musicola é uma continuidade do “Projeto Cultura Oriental: práticas musicais, linguísticas e psicossomáticas”, mantendo a parceria, desde 2011, com a ACBJ-PB, onde acontecem as aulas regulares de idioma e os treinamentos do Tatakinan-daiko, grupo de tambores japoneses.

Em 2018, o projeto ampliou sua ação inclusiva, proporcionando uma assessoria musical para o grupo de teatro da Funad (Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência). Ao incorporar o grupo de música do nosso continente, o projeto passou a denominar-se Musicola - Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latino-americana no ano de 2019.

Os discentes bolsistas, voluntários ou estagiários têm a oportunidade de planejar e atuar assessorando as atividades pedagógicas e performáticas.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ccta.ufpb.br/labeet.

Ascom/UFPB