Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB oferece reforço escolar para comunidade carente de Solânea, na Paraíba

publicado: 31/12/2021 10h34, última modificação: 31/12/2021 10h38

O projeto de extensão Reforço Escolar Solidário, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, promove, de forma gratuita, reforço escolar para crianças e adolescentes da comunidade Santa Fé, em Solânea, no agreste paraibano.

A iniciativa é supervisionada por Luciana Góis, aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB. Ela conta que o objetivo do projeto é atender a um público que esteja em situação de vulnerabilidade social e que faça parte do 4° e 5° ano do ensino básico.

“É um projeto de cunho social, como prática de inclusão. O nosso foco é trabalhar na alfabetização e nas dificuldades de leitura e escrita”, explicou Luciana Góis.

Durante os encontros, os extensionistas oferecem aulas de língua portuguesa para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos. O reforço acontece uma vez por semana na Escola Municipal Padre Ibiapina, de forma presencial, respeitando os protocolos de biossegurança.

As atividades são desenvolvidas por meio de conversas, entrevistas e práticas semanais de letramento, com treino ortográfico, oficinas de artes e socioculturais e a interação com o meio ambiente, por meio da coleta seletiva e dicas de preservação da natureza.

Neste ano de 2021, o projeto ganhou o apoio da Secretaria de Educação da cidade de Solânea e passou a atender mais duas escolas da cidade, sendo a Escola Municipal Sônia Eliane e a Escola Municipal Evandro Soares.

“Em 2019, no seu primeiro ano de existência, a ação atendeu cerca de 60 crianças e adolescentes. O projeto também realiza a entrega de lembrancinhas em datas comemorativas, arrecadação de alimentos e campanhas de agasalho”, destacou Luciana Góis.

Além disso, por seu desempenho exitoso, a iniciativa apareceu no primeiro capítulo do livro “Recortes Acadêmicos: Educação do Campo e Inclusão Social”, publicado pela Editora Gepra.

A comunidade Santa Fé está localizada no entorno do Santuário Padre Ibiapina, entre os municípios de Arara e Solânea. A economia da região gira em torno da agricultura familiar e da renda advinda de programa do Governo Federal de combate à pobreza e à desigualdade.

Também fazem parte do projeto o coordenador, professor Marcos Barros, e os estudantes Diogo Fernandes, Mayara Félix e Mateus Vitor. É possível acompanhar as atividades do grupo por meio do perfil no Instagram @projetoefeta.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins