Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB orienta a população para identificar casos de tuberculose ativa
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB orienta a população para identificar casos de tuberculose ativa

Demora para diagnóstico é um dos principais problemas para o controle da doença
publicado: 21/10/2020 21h19, última modificação: 21/10/2020 21h19
Diagnóstico precoce da tuberculose evita contágios e agiliza o tratamento, que é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tosse há mais de duas semanas é um dos principais sintomas da infecção bacteriana. Foto: Autor Desconhecido

Diagnóstico precoce da tuberculose evita contágios e agiliza o tratamento, que é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tosse há mais de duas semanas é um dos principais sintomas da infecção bacteriana. Foto: Autor Desconhecido

O Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está desenvolvendo um projeto de extensão com a finalidade de contribuir para o controle da tuberculose.

A estratégia utilizada para tal finalidade é a busca ativa de sintomáticos respiratórios, que consiste em identificar pessoas com tosse há mais de duas semanas, um dos principais sintomas da doença, que afeta principalmente os pulmões.

A coordenadora do projeto e professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da UFPB, Anne Jaquelyne Barreto, explica que a demora para o diagnóstico é um dos principais problemas para o controle da tuberculose.

“O diagnóstico precoce evita contágios e agiliza o tratamento, que é gratuito e realizado na própria Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma doença altamente contagiosa”, alerta Anne Jaquelyne Barreto.

Segundo a coordenadora, o projeto, que foi iniciado no mês de março deste ano, teve que interromper suas atividades presenciais e migrou para a internet. O trabalho de campo, com a realização de visitas domiciliares à população, junto com agentes comunitários de saúde de uma Unidade de Saúde da Família (USF) em João Pessoa, será retomado após a volta das atividades presenciais na UFPB.

Até lá, em uma conta no Instagram, o projeto segue com postagens sobre a tuberculose e a atuação da Enfermagem no controle da doença, como forma de despertar o interesse da população em geral sobre o tema.

Anne ressalta que a tuberculose continua presente no Brasil e que falta conhecimento das pessoas sobre a doença. Prova desse problema de saúde pública é o mais recente boletim epidemiológico sobre a tuberculose no Brasil, divulgado em março deste ano, pelo Ministério da Saúde.

O boletim aponta 73.864 casos novos da doença no país, em 2019, sendo 1107 na Paraíba, com 359 deles em João Pessoa. O boletim também mostra que foram 77 óbitos por tuberculose em 2018, na Paraíba, com 25 mortes em João Pessoa.

* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB