Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB promove educação ambiental por meio da observação de pássaros
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB promove educação ambiental por meio da observação de pássaros

publicado: 09/02/2024 15h06, última modificação: 09/02/2024 15h10
A atividade é aberta para estudantes de ensino fundamental, médio, superior e interessados na prática

Foto: Nathália Flôres

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um projeto de extensão oferece a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, uma abordagem prática e dinâmica para aprender conteúdos de ecologia e zoologia. O projeto “Passarinhando na UFPB” promove, para os alunos, momentos de aprendizagem com oficinas e com a prática da observação de pássaros (birdwatching) nas áreas de mata do campus I da UFPB e outras áreas verdes da cidade.

O projeto é desenvolvido por docentes e estudantes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), sob a coordenação da professora Manoela Maria Ferreira Marinho. A abordagem estimulante é um dos diferenciais do “Passarinhando na UFPB”, que tem por objetivo promover uma conexão com a natureza, estimular a curiosidade científica, desenvolver habilidades de observação por meio do birdwatching.

De acordo com a docente, o projeto "Passarinhando na UFPB!" opera em duas frentes. A primeira consiste na realização de oficinas divididas em dois momentos distintos: na primeira parte é apresentada teoria, abordando tópicos como a biologia das aves e, em seguida, ocorre o momento prático com as chamadas "passarinhadas" pelo campus, promovendo a prática do birdwatching.

As oficinas são adaptadas para diferentes séries escolares, explorando temas como Ecologia, Zoologia, Evolução, Conservação e Saúde Ambiental. O projeto também prevê a distribuição de diversos materiais didáticos, incluindo Diários de Campo, binóculos e jogos, explicou a docente.

Em uma segunda vertente, o projeto se estende para além do campus da UFPB, uma vez que os integrantes da equipe participam ativamente em encontros, feiras e eventos relacionados ao meio ambiente, além de organizar passarinhadas em espaços urbanos.

Segundo a professora Manoela Marinho, o birdwatching conduz o aluno a voltar sua concentração para o tempo presente, ampliando seu foco para a visão e audição na busca pelas aves ao seu redor. 

“Quando isso acontece, o aluno passa a observar situações que são corriqueiras, mas que nunca antes havia prestado atenção, como a maneira como as aves cuidam de seus filhotes, como interagem com outros animais ou mesmo a cor de suas penas. Essa conexão instantânea e intuitiva com a natureza aguça a curiosidade e permite, assim, uma abertura para acessar novos conhecimentos. É um processo muito bonito de se ver", disse a docente.

Cerca de 350 pessoas já participaram de alguma das ações do projeto, que já realizou 1 exposição fotográfica, 4 oficinas com passarinhada na UFPB, 4 passarinhadas externas em áreas verdes urbanas, e 03 exposições em eventos diversos relacionados à temática ambiental e cultural.

Segundo a estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista do Passarinhando na UFPB, Nathália Flôres, o projeto estimula a curiosidade científica, desenvolve habilidades de observação nos alunos do Ensino Básico e sociedade em geral, e oferece uma experiência educacional única, tornando o aprendizado de conceitos programáticos de zoologia e ecologia mais envolvente e significativo para os estudantes.

“O projeto proporciona uma educação interdisciplinar e de contato com o meio ambiente, formando cidadãos mais sensíveis à percepção da vida selvagem e interessados na preservação ambiental desde a fase escolar. Focando na observação de aves (birdwatching), prática que representa um diferencial significativo, uma vez que não é uma prática tão difundida, apesar de seus inúmeros benefícios comprovados”, afirmou a estudante.

O projeto atua em parceria com a Casa da Ciência, do Departamento de Sistemática e Ecologia do CCEN, e todo o material didático-científico desenvolvido durante a execução do projeto fica disponível na Casa da Ciência para edições futuras.

Os bolsistas do “Passarinhando na UFPB” também realizam a criação de materiais  didáticos interativos e envolventes, como diários de campo e jogos educativos que complementam e reforçam os conceitos abordados durante as atividades práticas.

Professores do ensino fundamental e médio interessados em levar os alunos para participar de uma passarinhada, bem como público geral, podem entrar em contato com o projeto pelo telefone (83) 98799-3368, ou pelo perfil de Instagram @aves_ufpb.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Nathália Flôres
Ascom/UFPB