Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB promove III Encontro de Batuques da Paraíba
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB promove III Encontro de Batuques da Paraíba

Evento reunirá dez grupos de cultura popular e terá feira gastronômica e de artesanato
publicado: 21/11/2019 20h56, última modificação: 06/03/2020 14h08
Afoxé Ylê Áwá foi um dos destaques da última edição. Crédito: Kio Lima/Divulgação

Afoxé Ylê Áwá foi um dos destaques da última edição. Crédito: Kio Lima/Divulgação

O projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ponto de cultura Maracastelo promoverá o III Encontro de Batuques da Paraíba nos dias 7 e 8 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

No sábado (7), serão oferecidas oficinas com mestres da tradição paraibana, seguidas de uma mesa-redonda, a fim de valorizar os saberes populares e a tradição oral. Já no domingo (8), dez grupos da cultura popular da Paraíba irão se apresentar a partir das 13h. O evento contará também com feira gastronômica e de artesanato, integrada por uma rede colaborativa de produtores locais.

“O encontro de batuques surgiu porque eu tinha essa vontade muito grande de vê-los reunidos. O objetivo da gente é formar público para os artistas populares paraibanos, promover o fortalecimento deles, criar uma rede de articulação para que se fortaleçam”, diz Angela Gaeta, uma das organizadoras do evento

O Maracastelo atua em espaços públicos de João Pessoa, dentro e fora do contexto da educação formal, a fim de promover relações étnico-raciais positivas, a partir das expressões culturais e tradicionais brasileiras de matriz africana, por meio de grupo de estudos, oficinas, eventos, projetos de iniciação à docência, palestras e vivências com mestres da tradição oral e professores e pesquisadores da área.

Recebeu os prêmios Elo Cidadão 2016 e 2018 da UFPB e é reconhecido como ponto de cultura pelo Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes, do Ministério da Cultura. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para as oficinas poderão ser realizadas através da página do evento no Facebook. Os participantes das oficinas e da mesa-redonda receberão certificado.

Carlos Germano | Ascom/UFPB