Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB quer implementar serviço de aluguel de bicicletas no campus de JP

publicado: 08/09/2023 11h08, última modificação: 08/09/2023 11h09
Implementação do serviço pode beneficiar comunidade universitária o Campus de João Pessoa

Foto: Divulgação/UniCycle

Com o objetivo de melhorar a mobilidade da comunidade acadêmica, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está buscando parcerias que viabilizem o serviço de aluguel de bicicletas nas dependências do campus de João Pessoa. A iniciativa está sendo proposta por meio do projeto de extensão UniCycle – Mobilidade Universitária, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade, e tem o apoio da Reitoria.

De acordo com o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, é fundamental o reconhecimento da importância dessas soluções de mobilidade urbana, por isso endossa a iniciativa do projeto.

A estimativa do grupo de extensão é de que o serviço seja implementado no primeiro semestre de 2025 no campus I, onde devem funcionar, em uma primeira fase, 10 estações de empréstimo com 10 veículos em cada uma, até se atingir, de forma gradativa, o número de 300 bicicletas. Os locais de instalação das estações e a utilização da bicicleta fora do campus ainda vai ser definida pela universidade.

De forma semelhante a outras iniciativas já consolidadas no mercado, o empréstimo das bicicletas será gerenciado por um aplicativo que está em fase de desenvolvimento, segundo o coordenador do UniCycle, professor Adriano Marques. O aplicativo funcionará nos sistemas Android e iOS e estará disponível para download de forma gratuita.

Ele informou que, neste segundo ano do projeto de extensão, a equipe também está atuando em outras duas frentes, sendo uma delas a definição da estratégia de eletrificação do protótipo mecânico da bicicleta, construído no primeiro ano. O UniCycle pretende disponibilizar nas estações da UFPB somente veículos elétricos, mas ainda será realizado estudo para verificar a viabilidade técnica e econômica dessa proposta.

A outra linha de atuação do projeto atualmente é a prospecção de empresas para estabelecimento de parcerias. “Estamos buscando a assinatura de, pelo menos, uma carta de intenção com uma empresa privada interessada em financiar o projeto, com base no plano de negócios desenvolvido por nós”, explicou.

O coordenador acrescentou que por meio de parceria com a iniciativa privada, será possível financiar toda a execução do projeto, que inclui a compra das bicicletas e kits de eletrificação, a montagem das estações de empréstimo, o gerenciamento do aplicativo e a manutenção dos veículos e das estações.

Ainda de acordo com Adriano Marques, o custo do empréstimo para os usuários não foi definido, mas o objetivo é que seja um valor acessível para que toda a comunidade universitária possa utilizar o serviço, que proporciona um deslocamento nas dependências da UFPB de forma rápida, barata e sustentável.

Mais informações sobre o UniCycle – Mobilidade Universitária podem ser encontradas no Instagram do projeto de extensão do CEAR/UFPB.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins