Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB transforma estudantes de Areia em guardiões do solo
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB transforma estudantes de Areia em guardiões do solo

Ações de educação ambiental devem ser ampliadas através de parcerias com prefeituras do Brejo
publicado: 12/09/2019 18h59, última modificação: 12/09/2019 18h59
Preparo de canteiros para hortas é uma das atividades do projeto. Crédito: Divulgação

Preparo de canteiros para hortas é uma das atividades do projeto. Crédito: Divulgação

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem ensinado crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Areia, no Brejo Paraibano, a 130 km de João Pessoa, a preservarem o solo.

Já na 5° edição, a iniciativa tem o objetivo de mostrar a importância da conservação, já que a terra é a base para agricultura, água e sustentabilidade do planeta. Além disso, tem o intuito de torna-los mediadores do assunto em seus círculos sociais.  

“Os conhecimentos gerados pela ciência do solo são publicados com linguagem, às vezes, inacessível para a maioria da sociedade. Em função disso, rede de professores e pesquisadores da área sentiu a necessidade divulgar estas informações com uma linguagem mais clara. Atendemos duas escolas por ano”, conta Bruno Dias, que coordena o projeto.

Para isso, são desenvolvidas atividades como contação de histórias com livros e gibis voltados para a temática; trabalhos com argila; oficinas para produção geotintas, à base de terra; hortas, palestras e rodas de conversa. “Temos dinâmicas adequadas para cada idade e série”, explica o docente. 

Toda produção se transforma, ao final de cada ano, em um minilaboratório ou museu. A ideia agora é ampliar o projeto, por meio de parcerias com secretarias de educação da região. “A repercussão dessas atividades é muito grande. Temos filas de escola que gostariam de participar. Queremos treinar os professores dessas escolas”.

Michelly Santos | Ascom/UFPB