Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão da UFPB atua junto a escolas para prevenir doenças transmitidas por mosquitos

publicado: 22/08/2023 17h45, última modificação: 22/08/2023 17h48
Projeto objetiva democratizar o conhecimento ao público em geral, realizando ações em escolas da rede municipal

Fotos: Esther Correia

Um projeto de extensão da UFPB, o “Mosquitoscience: conhecendo e combatendo os mosquitos transmissores de doenças”, do Centro de Biotecnologia (CBIOTEC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua no sentido de trazer à população de João Pessoa informações sobre mosquitos vetores de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, objetivando a sua prevenção.

Esse projeto é uma iniciativa do Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Parasitas e Vetores (Labavet), associado ao Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB), com a coordenação da Prof. Fabíola Nunes, do CBIOTEC, junto com os alunos, bolsistas e voluntários do curso de Biotecnologia.

A iniciativa é dividida em duas partes: a primeira voltada para a transmissão de conhecimento sobre a prevenção de doenças por meio do controle de mosquitos, e a segunda objetiva estudar e coletar dados sobre a fauna de mosquitos do Campus I da UFPB, avaliando aspectos como a diversidade e a relação com aspectos pluviométricos e de temperatura.

Segundo a Profa. Fabíola Nunes, a informação é importante para a prevenção de doenças, mas nem sempre as pessoas têm acesso facilitado a essas informações em uma linguagem compreensível. Por isso o projeto tem como intuito democratizar esse conhecimento cada vez mais para o público em geral, realizando ações em escolas da rede municipal de João Pessoa, com palestras e stands.

Uma das escolas que o projeto Mosquitoscience já visitou foi a Escola Municipal Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias.

“Escolhemos escolas municipais como público alvo porque entendemos que as crianças dessas escolas podem atuar como multiplicadores desse conhecimento em casa, o que ajudaria a controlar focos de mosquitos nas comunidades”, esclarece a professora e coordenadora do projeto.

Para mais informações acesse o perfil do projeto no Instagram @Mosquitoscience

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins