Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão da UFPB lança cartilha sobre turismo no Centro Histórico
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão da UFPB lança cartilha sobre turismo no Centro Histórico

publicado: 03/06/2022 17h47, última modificação: 08/06/2022 12h30
Intuito da iniciativa é incentivar o desenvolvimento da rota de pedestres para o turismo no local

Foto: Divulgação

A fim de valorizar o turismo através das rotas de pedestres no Centro Histórico de João Pessoa, um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu  uma cartilha com trajetos, análises e orientações sobre a localidade. 

O objetivo da cartilha é promover o turismo cultural de forma responsável visando o incremento da demanda turística,  a proteção do patrimônio cultural e ainda a melhoria do atendimento aos visitantes e turistas atuais e potenciais.

Nesse contexto, a cartilha também busca capacitar e orientar os gestores dos estabelecimentos situados ao longo das rotas, bem como incentivar o poder público e a iniciativa privada a investirem na rota. 

O material é fruto do projeto “Rota de pedestres na cidade de João Pessoa e o estímulo ao desenvolvimento do turismo cultural”, realizado pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTR) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

A cartilha foi elaborada entre novembro de 2020 e fevereiro de 2022 com o apoio do edital de Fluxo Contínuo de Extensão (FLUEX), que regulamenta ações de extensão desenvolvidas na UFPB. 

Segundo a Profa. Adriana Brambilla, uma das idealizadoras, além de interessar a turistas e a empreendedores, o material também pode servir como suporte para docentes e discentes dos cursos de turismo, hotelaria e administração, setor público, trade turístico e pesquisadores voltados às temáticas do turismo cultural.

De acordo com a Profa. Adriana, a cartilha foi desenvolvida para atender às necessidades da população, o que aproxima a Universidade da sociedade. “Esperamos que, a partir da elaboração e disponibilização da cartilha, seja possível contribuir efetivamente na geração de novas possibilidades para o desenvolvimento local, de forma a estimular a geração de emprego e renda e melhorar as ações já desenvolvidas pela comunidade. Atendendo às necessidades dos turistas, visitantes e empreendedores, desejamos, assim, promover a relação da UFPB com a sociedade”, pontuou. 

Como ressalta a docente, o incentivo desse tipo de turismo, que a cartilha aborda, é fundamental na valorização da cultura e da história do município. 

Na cidade de João Pessoa, as rotas de pedestres constituem elementos essenciais na promoção do patrimônio cultural e podem contribuir com o resgate da memória e no fortalecimento das identidades, por meio da ligação dos moradores e turistas com a cultura local, destacou a professora.

“O município possui um importante acervo de construções históricas, mas que ainda é pouco divulgado em termos turísticos, pois mesmo com seu rico patrimônio cultural, quando se remete ao turismo na cidade, é associado imediatamente ao turismo de sol e mar. Por isso, considera-se fundamental a promoção desse tipo de turismo através das rotas de pedestres no Centro Histórico, visto que poderá servir de instrumento de valorização das práticas culturais”, afirmou a docente. 

Após a idealização da cartilha, o CGET planeja elaborar um e-book com capítulos que apresentam os dados e informações encontrados e analisados durante a realização do projeto com o intuito de incentivar a revitalização das rotas de pedestres. 

A cartilha está disponível gratuitamente tanto no site da editora do CCTA quanto no site do GCET. 

Para saber mais, basta conferir o perfil do GCTE no Instagram

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação