Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de monitoria da UFPB realiza ação lúdica e nutricional com crianças no hospital Lauro Wanderley

publicado: 29/09/2023 16h29, última modificação: 29/09/2023 16h29
As atividades foram elaboradas visando despertar o interesse das crianças pelos alimentos e por uma educação nutricional

Foto: Thainah Nunes Rodrigues

O projeto de monitoria “Práxis para um ensino crítico e transformador na área de nutrição em materno infantil”, do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promoveu, no mês de setembro, uma ação lúdica de educação nutricional voltada para crianças no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

A iniciativa partiu dos monitores da disciplina de Saúde Materno-Infantil, do Curso de Nutrição, em conjunto com a Profa. Chintia Karla Rodrigues, que ministra as aulas. As atividades aconteceram na ala de pediatria e no ambulatório do Hospital Universitário, junto com os discentes da disciplina, visando despertar o interesse das crianças pelos alimentos e por uma educação nutricional.

Segundo a Prof. Chintia Karla, quando as crianças entram em contato com bons alimentos e têm uma boa alimentação desde a infância, existe uma probabilidade muito maior de elas serem adultos mais saudáveis com maior potencial de prevenção de doenças crônicas.

Em razão disso, a ação consistiu em levar atividades lúdicas para alegrar e educar nutricionalmente as crianças no hospital Lauro Wanderley. Foram feitas também brincadeiras com os pais e filhos, proporcionando momentos de aprendizado para toda a família.

“O objetivo da atividade é justamente proporcionar um momento de interação dentro daquele ambiente hospitalar estimulando essas crianças a se alimentarem melhor, e ali, naquele momento, estimular a recuperação das crianças através da alimentação também”, ressalta a Profa. Chintia Karla.

Os principais resultados obtidos com a atividade foram a aceitabilidade por parte dos envolvidos e o aprendizado sobre uma boa educação nutricional.

A aluna de nutrição e monitora da disciplina, Thainah Nunes Rodrigues, considera a ação um sucesso e diz que os alunos foram criativos. “Fiquei surpresa porque a aceitabilidade foi maior do que eu esperava”, diz ela.

O projeto também realizou essas atividades com crianças da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, no bairro dos Bancários, e pretende continuar realizando, devido à importância da educação nutricional na infância e aos resultados satisfatórios obtidos.

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins