Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB dá dicas para reciclagem, cultivo de hortas e alimentação orgânica

Instruções para “lixo zero” são divulgadas pelo perfil da iniciativa no Instagram
publicado: 10/07/2020 18h29, última modificação: 10/07/2020 18h29
As ações do projeto promovem a sustentabilidade e permitem o desenvolvimento econômico e ambiental responsáveis. Crédito: Flora Fernandes/Reprodução

O projeto “Horta, gastronomia e lixo zero: ações sustentáveis e consumo consciente no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional – CTDR” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dá dicas, por meio de plataformas digitais, sobre reciclagem, cultivo de hortas e alimentação orgânica durante a pandemia da Covid-19.

As ações dos pesquisadores são divulgadas pelo perfil do projeto no Instagram. Há informações sobre atividades sustentáveis e consumo consciente. Dicas a respeito do cultivo de hortas em pequenos espaços, de como separar resíduos orgânicos e sustentáveis para destinação adequada e sobre os benefícios do consumo de produtos com baixo impacto ambiental.

“O projeto tem contribuído com informações relevantes para a comunidade acadêmica e externa. Discussões sobre horta, compostagem, lixo zero, sustentabilidade, ensino, pesquisa e outros temas. A nossa intenção é que o projeto promova a consciência da comunidade e contemple a valorização dos alimentos naturais com baixo impacto ambiental”, diz o professor Vitor Hugo Rocha, coordenador da iniciativa.

Segundo o pesquisador da UFPB, cultivar horta em pequeno espaço é algo saudável, por prover uma alimentação livre de agrotóxicos, e terapêutico, pelo contato que existe com a natureza e ela estimular os seres humanos sensorialmente. Para ele, a prática deve ser incentivada para promover o bem-estar individual e social.

“A conscientização, agora e no pós-pandemia, será necessária para que possamos implementar práticas de compostagem e hortas. É preciso que haja a delimitação de espaços para semear hortaliças, vegetais, ervas aromáticas e medicinais, plantas alimentícias não convencionais, flores comestíveis e outras espécies com potencial gastronômico”, afirma Vitor.

O professor da UFPB ressalta que a separação de resíduos orgânicos e recicláveis, realizada tanto agora quanto no pós-pandemia, traz benefícios para a coletividade e o desenvolvimento social.

“Estamos orientando as pessoas, através das redes sociais, para que os resíduos orgânicos tenham como fim a composteira, e os recicláveis sejam destinados a associações e cooperativas. Ações que promovem a sustentabilidade permitem um desenvolvimento econômico e ambiental responsáveis”, destaca.

Além de Vitor Hugo Rocha, o projeto conta com estudantes, professores e uma técnica-administrativa do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da UFPB. O grupo disponibiliza material e busca parcerias nas redes sociais do projeto. Mais informações podem ser obtidas através do perfil do projeto no Instagram.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB