Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB oferta 200 vagas para curso voltado a apoiar estudantes com deficiência

publicado: 09/03/2022 15h23, última modificação: 11/03/2022 21h12
As inscrições são até esta quarta-feira (9), por meio do SIGEventos da universidade

Foto: Angélica Gouveia

O projeto de extensão Inclusão em Foco da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 200 vagas para curso sobre produção e adaptação de materiais acadêmicos para estudantes com deficiência. As inscrições são até esta quarta-feira (9), por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SIGEventos) da Universidade. A iniciativa é uma das ações da UFPB que têm por base a política de inclusão e acessibilidade da Instituição.

O curso é direcionado, principalmente, para alunos apoiadores na UFPB, responsáveis por auxiliar estudantes com deficiência em suas atividades acadêmicas. No entanto, interessados de todo o país podem participar da formação.

Este sétimo módulo da capacitação homônima ao projeto de extensão ocorrerá nos dias 11 e 25 de março, das 16 às 18h, por meio da plataforma Google Meet, e terá como convidada a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Sônia Lira, que trabalha com a produção de materiais adaptados para estudantes com deficiência. Link para acesso à atividade será enviado para todos os inscritos, por e-mail.

Já tivemos como convidados professores da UFPB e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Alguns são pessoas com deficiência e têm maior expertise na área”, afirma a professora do Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB e coordenadora do projeto Adenize Farias.

A docente destaca que o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da UFPB, assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria, entende que todos os alunos apoiadores devem participar do curso para que possam aperfeiçoar suas práticas, já que a formação inicial deles, quando ingressam no Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência da UFPB, é muito rápida.

A coordenadora do projeto de extensão Inclusão em Foco reforça que a capacitação é uma das ações do projeto, que visa melhorar o apoio que os alunos apoiadores prestam aos estudantes com deficiência na UFPB. Este sétimo módulo tem o objetivo, especificamente, de qualificá-los para tornar conteúdos visuais mais acessíveis.

A capacitação começou em maio do ano passado, com módulos teóricos sobre cada tipo de deficiência e práticos. Cada módulo tem dois encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras, à tarde, e dá direito a certificado de quatro horas.

Adenize Farias, que também é cega, explica que as atividades do projeto de extensão foram interrompidas em dezembro passado por causa do recesso acadêmico e estão sendo retomadas agora. O último módulo será realizado em 15 e 29 de abril, acerca de introdução à pesquisa.

A professora da UFPB conta que ela e sua equipe, formada por um estudante bolsista igualmente cego e sete voluntários, entendem que desenvolver pesquisa acadêmica é sempre um desafio para qualquer discente, ainda mais para os com deficiência. “Muitas vezes, eles têm dificuldade de trabalhar esta área”, afirma a docente.

O projeto de extensão Inclusão em Foco teve início em 2019, no formato presencial. As atividades formativas aconteciam no Centro de Educação da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

De acordo com a professora Adenize Farias, o número de estudantes deficientes tem crescido a cada ano nas universidades brasileiras. “A cada Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a cada Sistema de Seleção Unificada (Sisu), esse número aumenta, sobretudo graças às ações afirmativas”, informa a docente, apontando a necessidade de mais apoiadores para dar conta da demanda.

Na UFPB, de acordo com o Relatório de Gestão 2021 da Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da UFPB, contabiliza 5.987 estudantes com deficiência ou com Necessidades Educativas Específicas (NEE) matriculados na UFPB – referente ao somatório de 2017 a 2021 – e 113 alunos apoiadores, ou seja, que fazem parte do programa de apoio ao estudante com deficiência, financiado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

A UFPB tem uma política de inclusão e acessibilidade e o produto dela é o a criação do CIA, que atende servidores e estudantes com deficiência. A política é institucionalizada pela resolução 34/2013 aprovada pelo Consuni”, explicou o coordenador do CIA, Rafael Monteiro. O Comitê acolhe os alunos e orienta a solicitar apoio para atendimento por meio da rede cooperativa de apoio do Cia.

Os três Centros de Ensino da UFPB com maior número de estudantes com deficiência, com base na NEE, são, em ordem decrescente: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (948), Centro de Tecnologia (607) e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (605), ambos localizados no campus I, em João Pessoa.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins