Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Propesq da UFPB convida pesquisadores interessados em submeter propostas em edital sobre aplicações em redes 5G

publicado: 26/07/2022 18h19, última modificação: 26/07/2022 18h19
O edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) disponibiliza R$ 12,5 milhões em recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Foto: Futurecom

A Coordenação Geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta quarta-feira (27), às 11h, uma reunião com os pesquisadores interessados em submeter propostas para a seleção pública MCTI/FINEP/FNDCT – Desenvolvimento de aplicações em redes 5G privadas. A reunião será realizada na sala de reunião da Propesq.

O edital lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep tem por objetivo conceder recursos financeiros não reembolsáveis para Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) credenciadas junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados ao desenvolvimento de aplicações (plataformas e/ou softwares ou sistemas computacionais) que apoiem a implementação de novos serviços potencializados pelas características das redes 5G privadas.

Serão R$ 12,5 milhões em recursos não reembolsáveis para ICTs. De acordo com o edital, serão apoiados por MCTI e Finep projetos de inovação que contemplem soluções aderentes a linhas temáticas já estabelecidas como agro 4.0, saúde 4.0, cidades inteligentes e indústria 4.0, e que cumpram os requisitos das redes 5G privadas.

Com o valor poderão ser apoiadas despesas correntes, despesas operacionais e administrativas e despesas de capital. Cada proposta solicitando financiamento ao Finep deverá ter valor máximo de R$ 5 milhões.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Propesq pelo e-mail: pesquisa@propesq.ufpb.br

Sobre a 5G

A tecnologia 5G corresponde à quinta geração de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis e que tem potencial de contribuir para geração de novos serviços de valor agregado associados à mobilidade.

Os principais diferenciais desta tecnologia são os de habilitar a conexão de dispositivos de forma massiva com o crescimento da comunicação entre máquinas (Internet das Coisas Massiva); elevar a taxa de transmissão permitindo envio e recebimento de conteúdos digitais mais complexos (banda larga móvel avançada); e baixa latência possibilitando aplicações em tempo real e uma conexão mais confiável (Internet das Coisas Crítica).

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins