Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Propesq da UFPB incentiva participação em chamada pública destinada a Laboratórios Abertos de Prototipagem

publicado: 08/04/2022 15h38, última modificação: 08/04/2022 15h38
Poderão ser enviadas até duas propostas da UFPB para a chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (Propesq/UFPB) realiza, na próxima quarta-feira (13), às 9h, na sala de reunião da Propesq um encontro para dialogar com pesquisadores da UFPB interessados em submeter projetos à Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/CT-Verde Amarelo: Laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados – 01/2022.

O objetivo da ação é incentivar os pesquisadores e compartilhar orientações sobre a chamada pública que visa selecionar propostas para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a Laboratórios Abertos de Prototipagem que sejam de uso compartilhado, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico.

A chamada pública também visa aumentar a competitividade e a interação entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPB, Prof. Valdir Braga, a Propesq tem um histórico de sucesso na coordenação da submissão de propostas institucionais para editais da Finep e essa chamada constitui-se em uma grande oportunidade para a captação de recursos para a pesquisa.  Os projetos selecionados podem receber o valor mínimo de R$ 500 mil e máximo de R$ 2 milhões.

Os Laboratórios Abertos para Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado visam apoiar a implantação ou modernização de instalações nas ICTs que possibilitem aos alunos, startups e microempresas, além de empresas de pequeno porte (MEEPPs) materializarem seus projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos.

Através de projetos desenvolvidos nestes laboratórios de prototipagem de produtos e processos, que devem ser abertos a múltiplos públicos, como para o uso por micro e pequenas empresas inovadoras, será possível a fabricação rápida, flexível e de baixo custo de objetos físicos, a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceito, protótipos e aplicações, além do estímulo à cultura de compartilhamento e produção cooperada. Tais laboratórios serão equipados com ferramentas de fabricação digital e prototipação rápida, controladas por computador e operando com os mais diversos materiais de suporte.

Cada instituição poderá submeter duas propostas até o dia 20 de junho. De acordo com Valdir Braga, a UFPB vai selecionar as propostas a serem enviadas à Finep. “A seleção é feita dentre os grupos de pesquisa interessados. Utilizaremos um comitê ad hoc externo para julgar nossas propostas e escolher as mais promissoras e com maiores chances de aprovação”, explicou.

Serão avaliadas solicitações para concessão de apoio financeiro à implantação dos laboratórios de prototipagem em espaços já existentes, por meio da adaptação ou modernização, seja através de aquisição de equipamentos ou pequenas adaptações de instalação estritamente ligadas a estes equipamentos.

As atividades a serem desenvolvidas nos laboratórios que serão beneficiados com a chamada pública poderão envolver aspectos como implantação ou adaptação, em espaços já existentes, de novos laboratórios que não possuam esse tipo de instalação, por meio de compra de equipamentos, insumos, obras, contratação de pessoas ou outras ações atreladas às rubricas passíveis de apoio. E ainda modernização ou ampliação dos laboratórios de prototipagem existentes tanto via adaptações de espaço físico, como com a instalação de equipamentos e adequação de espaços de trabalho compartilhado.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins