Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prorrogado prazo de submissões de projetos para 646 bolsas de extensão do Probex 2023/2024

publicado: 21/06/2023 15h54, última modificação: 21/06/2023 16h47
Período para apresentação das propostas foi estendido até o dia 27 de junho

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) prorrogou, até o dia 27 de junho, o prazo para submissões de projetos do processo seletivo 2023/2024 de projetos de extensão do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) 2023-2024 (Edital Proex Nº 12/2023). Nesta edição, o programa ofertará 646 bolsas de extensão para ampla concorrência. As chefias imediatas terão até o dia 28 de junho para validar as ações submetidas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O Probex se constitui em uma das estratégias da Política de Extensão Universitária da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente por meio de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

Estão sendo investidos cerca de R$ 5,4 milhões pela UFPB para o custeio das bolsas, cujo valor individual passou de R$ 400,00 para R$ 700,00, após reajuste implementado recentemente pela Reitoria da instituição, considerando a relevância da extensão, conforme ressalta o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

Podem submeter propostas de projetos docentes e técnicos administrativos de nível superior da UFPB em efetivo exercício. A submissão também está aberta a professores visitantes, estrangeiros e substitutos e demais servidores em exercício provisório ou em colaboração técnica, se o vínculo com a instituição e a vigência do projeto ocorrerem na mesma época. Nestes casos, também se exige que outros docentes e/ou técnicos administrativos do quadro permanente da UFPB estejam cadastrados no projeto.

O proponente deve selecionar uma das oito áreas temáticas da Extensão Universitária em que se encaixa o projeto – (1) Comunicação, (2) Cultura, (3) Direitos Humanos e Justiça, (4) Educação, (5) Meio Ambiente, (6) Saúde, (7) Trabalho e (8) Tecnologia e Produção. Também deverá ser informada qual a linha –  ou quais as linhas – de atuação, alinhada(s) aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contemplada(s) na proposta.

O período da verificação de conformidade pela equipe da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac) irá de 29 de junho a 03 de julho. No dia 03 de julho haverá treinamento para avaliadores e 04 a 13 de julho ocorrerá a avaliação das propostas pelos avaliadores internos e externos pelo SIGAA. A publicação do resultado preliminar da avaliação está programada para o dia 17 de julho e o resultado definitivo ocorrerá no dia 21 de julho.

Depois da divulgação das propostas classificadas, terá início a fase de seleção dos estudantes bolsistas e voluntários. Os alunos deverão registrar, no período de 24 a 26 de julho, via SIGAA, o interesse em participar dos projetos – cada estudante pode se inscrever em até três projetos. A seleção dos discentes ocorrerá entre 26 de julho e 4 de agosto e caberá a cada Assessoria de Extensão a qual o projeto estará vinculado.

Para acessar o cronograma e o edital retificado, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretariacopac@proex.ufpb.br

Texto: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia