Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRPG disponibiliza sistema de controle de plágio aos programas de pós-graduação
conteúdo

Notícias

PRPG disponibiliza sistema de controle de plágio aos programas de pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) disponibilizou uma nova ferramenta aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se do software para detecção e prevenção de plágio iThenticate, líder mundial na verificação da originalidade de textos em instituições de ensino e recomendado pelas plataformas da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do SciELO Brazil.
publicado: 08/03/2018 10h50, última modificação: 05/04/2019 16h21

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) disponibilizou uma nova ferramenta aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se do software para detecção e prevenção de plágio iThenticate, líder mundial na verificação da originalidade de textos em instituições de ensino e recomendado pelas plataformas da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do SciELO Brazil. 

A PRG informa que foram cadastrados, na base do iThenticate, os integrantes da Comissão Editorial Geral, todos os editores de periódicos e todos os coordenadores de PPGs da UFPB, que, por sua vez, deverão cadastrar os docentes vinculados ao seu programa. 

Em reunião do Fórum de Coordenadores de PPGs da UFPB, ocorrida em 1° de março, foi realizada uma capacitação para utilização da tecnologia. 

Na ocasião, percebeu-se a necessidade de regulamentação do uso e da cobertura do sistema de detecção de plágio, com indicação de percentuais e níveis de aceitação e não aceitação da similaridade encontrada pelo acionamento dessa plataforma. Com tais objetivos, e conforme sugestão do próprio Fórum, a PRPG/UFPB constituirá uma comissão acadêmica para elaborar minuta de resolução a ser apreciada e votada no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

 

Fonte: ACS | Rita Ferreira. Fotografias fornecidas pela PRPG.