Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Publicado edital com 67 bolsas para Programa Aluno Apoiador

Publicado edital com 67 bolsas para Programa Aluno Apoiador

publicado: 17/11/2023 17h51, última modificação: 17/11/2023 17h51
Estudantes de cursos que ainda não tem alunos a serem apoiados também poderão se inscrever para compor cadastro de reserva

Foto: Freepik

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para alunos dos cursos de graduação presencial, de qualquer um dos quatro campi da Instituição, interessados em atuar no Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência - PAED (Programa Aluno Apoiador). São 67 vagas imediatas, além de composição de cadastro de reserva.

De acordo com o comitê, os estudantes serão selecionados para dar apoio aos alunos com deficiência da UFPB dos cursos de graduação na modalidade presencial que sinalizaram junto ao CIA, por meio das avaliações e consultas públicas, a necessidade de apoio pedagógico ou de mobilidade.

As inscrições ocorrem até o dia 28 de novembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFPB e possuir CRA igual ou superior a 5,0 no caso dos cursos de Ciências Exatas, ou CRA igual ou superior a 7 para as demais áreas.

A coordenadora do CIA, professora Maria Natália Santos Calheiros, destaca que serão selecionados alunos de todas as áreas, uma vez que o cadastro de reserva do Programa está zerado. E a maior parte das vagas estão distribuídas entre os cursos do Centro de Ciências das Saúde (CCS) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

“Entretanto, nossa maior dificuldade é encontrar alunos apoiadores do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e Centro de Tecnologia (CT), então, estamos sensibilizando os alunos para participarem”, afirmou a coordenadora.

O aluno interessado em atuar como apoiador deve indicar, no momento da inscrição, a qual aluno assistido pelo programa ele deseja prestar apoio. No anexo XII do edital estão disponíveis informações como o nome dos alunos a serem assistidos, bem como os respectivos campi, curso, turno de apoio, perfil do apoiador, e mais informações. O aluno apoiador deve estudar no mesmo campus do aluno assistido, e fazer, preferencialmente, o mesmo curso.

As bolsas serão, prioritariamente, para estudantes com renda per capta de até 1,5 salário-mínimo ou oriundos de escola pública. O valor máximo da bolsa ao estudante apoiador é de R$ 500,00 e a carga horária máxima é de 80 horas mensais.

Cada aluno pode se candidatar apenas a uma vaga para um estudante assistido. Já os candidatos para apoiador de alunos surdos poderão ser selecionados para acompanhar somente uma disciplina, de acordo com a disponibilidade de horários.

Os estudantes de cursos para os quais ainda não haja pessoa com deficiência cadastrada para receber apoio, podem se inscrever no processo seletivo para participar da formação de um cadastro de reserva e poderão ser convocados quando algum estudante com deficiência do seu curso se inscrever para receber apoio no CIA.

No programa, os alunos apoiadores assumem atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando-se as peculiaridades, as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e outras demandas pedagógicas. Para isso, os estudantes apoiadores participam de capacitação e reuniões preparatórias.

De acordo com a coordenadora do CIA os alunos apoiadores são essenciais em vários aspectos. “São mediadores de aprendizagem, comunicação e socialização (em alguns casos); eles nos auxiliam a compreender como está acontecendo a inclusão na prática; são também um termômetro do que precisamos melhorar enquanto instituição no que tange às questões de inclusão e acessibilidade e considero que têm um papel essencial junto à Universidade na efetivação das políticas afirmativas de inclusão”, disse Maria Natália Calheiros.

O estudante apoiador pode atuar em duas vertentes: na de apoio pedagógico acompanhando o estudante apoiado em atividades, trabalhos, pesquisas, escrita e solicitando adaptações de materiais à Rede de Apoio; e na área de locomoção dentro do campus e nas atividades da vida diária como alimentação, realização de cópias de documentos, manutenção da integridade física do estudante, alertas de barreiras, dentre outros.

O processo seletivo é composto por prova e avaliação socioeconômica. O referencial bibliográfico da prova escrita consta nos anexos do edital. Os resultados de todas as etapas deste Processo Seletivo serão divulgados no site do CIA, com previsão de resultado final para o dia 22 de dezembro.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins