Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reconhecimento de diploma estrangeiro mais rápido na UFPB

Reconhecimento de diploma estrangeiro mais rápido na UFPB

Através da Plataforma Carolina Bori, validação pode ser concluída até mesmo em três dias
publicado: 07/02/2020 12h05, última modificação: 07/02/2020 12h12
Sem uso da tecnologia, validação do documento demorava, em média, dois anos. Foto: Estudar Fora/Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começou a adotar a Plataforma Carolina Bori para reconhecer diploma estrangeiro de mestrado e doutorado, por meio da Portaria Nº 01/2020 da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), de 20 de janeiro de 2020.

Se antes a validação levava dois anos, porque o processo era interno e toda documentação necessária era solicitada diretamente ao interessado e à instituição estrangeira, agora, por meio de sistema informatizado, poderá ser concluída até mesmo em três dias, segundo a coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos Programas de Pós-graduação da UFPB Márcia Fonseca.

“Aderimos à plataforma em 2017, mas não conseguíamos fazer com que os diplomas saíssem porque o programa estava em testes, então havia muitas dificuldades ainda para utilização. Por exemplo, todos envolvidos no processo devem ser inseridos, como interessado, responsável pela universidade estrangeira, pró-reitor da UFPB, mais documentos, e a plataforma travava no momento dessas inserções”, conta a gestora.

Depois de treinamento com equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no ano passado, foi verificada uma maneira simplificada. “O candidato dará entrada ao processo pela plataforma e realizará movimentações possíveis pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) da UFPB, sendo inseridos na plataforma apenas os resultados. Isso facilita muito. Conseguimos recentemente validar um diploma em três dias”.

Na UFPB, no ano passado, sem uso da plataforma, foram reconhecidos 32 diplomas. No mesmo período, por meio do sistema informatizado, que conta com 106 instituições cadastradas, foram 995. Neste ano, 52 validações já foram concluídas via Plataforma Carolina Bori, segundo assessoria.

Facilidade e interatividade

A plataforma é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação, em abril de 2017, para gestão e controle de processos de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

O objetivo do sistema é facilitar a gestão e o controle do fluxo dos processos de revalidação/reconhecimento, além de maior interatividade entre as partes interessadas.

Por meio da plataforma, a instituição oferece ao requerente as seguintes informações: documentação exigida, cursos e programas ofertados, capacidade de atendimento simultâneo e valores das taxas para prestação de serviços.

Desse modo, o requerente pode escolher a instituição na qual solicitará a revalidação de diploma para os cursos de graduação e/ou reconhecimento de diploma de Mestrado ou de Doutorado stricto sensu.

À medida que o sistema esteja operativo, a plataforma Carolina Bori constituirá um banco de dados que oferecerá aos requerentes a informação a respeito das instituições que já revalidaram diplomas de cursos similares aos seus.

A plataforma abriga igualmente um conjunto de instituições que fazem parte de acordos internacionais e cujos cursos devem ser objeto de processos de tramitação simplificada.

Ascom/UFPB