Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Recursos de emenda de bancada financiarão construção de prédio da pós-graduação do Centro de Educação da UFPB

publicado: 04/05/2023 15h41, última modificação: 04/05/2023 15h41
Reitor recebeu visita do ex-deputado Frei Anastácio nesta quinta-feira

Foto: Aline Lins

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu, nesta quinta-feira (04), no Gabinete da Reitoria, a visita do ex-deputado federal Frei Anastácio, e dos diretores do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), do Centro de Educação (CE) e do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO).

Os diretores, junto com o ex-parlamentar, cujo mandato se encerrou em 2022, solicitaram à Reitoria a alteração na destinação dos recursos da emenda de bancada que beneficia a UFPB. No entanto, não foi possível atender ao pleito por se tratar de uma emenda de bancada consignada em ofício entregue, em Brasília, pela Reitoria da UFPB a todos os deputados, e em função do qual Frei Anastácio e outros parlamentares paraibanos garantiram recursos por meio de emenda de bancada à Universidade.

Conforme dispõe o ofício, os recursos liberados por meio da emenda de bancada foram destinados à construção/conclusão de obras de infraestrutura para funcionamento de 47 cursos de pós-graduação na UFPB. Portanto, a totalidade dos recursos destinados pelo então deputado Frei Anastácio na emenda de bancada, que foram R$ 3,15 milhões, será direcionada à obra de um prédio da pós-graduação do Centro de Educação, no Campus I. Essa obra foi orçada em um valor de aproximadamente R$ 2,8 milhões, segundo a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

De acordo com o Reitor, essa obra do CE faz parte de um conjunto de demandas elencadas como prioritárias pelos próprios centros da UFPB, no que diz respeito a prédios de pós-graduação considerados como obras inacabadas. Na reunião, os diretores pleitearam a aquisição do sistema de segurança da biblioteca do CCHLA e a reforma do NUPPO. Segundo o Reitor, as demandas do CE, NUPPO e CCHLA são fundamentais para a UFPB. Porém, neste momento não poderão ser plenamente atendidas.

“As finalidades das demandas trazidas pelos diretores são importantes, são necessárias, mas não estavam previstas na emenda de bancada. Nós apresentamos, inclusive, a demanda do CCHLA para aquisição do sistema de segurança da biblioteca do Centro como emenda individual, mas não fomos contemplados nessa solicitação”, explicou o Reitor. Conforme ele indicou, esforços estarão sendo envidados para conseguir mais recursos dos parlamentares paraibanos, aos quais a UFPB tem imensa gratidão.

Reportagem: Milena Dantas e Aline Lins
Edição: Aline Lins