Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Refugiados e migrantes assistidos por extensão da UFPB compartilham experiências em evento, nesta sexta-feira (01)

publicado: 31/03/2022 17h57, última modificação: 31/03/2022 17h57
Evento tratará do impacto da extensão universitária na vida de pessoas que vivem em situação de refúgio e migração, em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

Nesta sexta-feira (01), a partir das 14h, acontece a primeira edição, neste ano, do projeto “A Extensão Ocupa a Praça”, ação da Assessoria de Extensão do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesta edição, o evento reúne na “Praça da Alegria”, no Campus I, ações de quatro projetos de extensão que tratam da temática do acolhimento a refugiados e migrantes na Paraíba.

O evento contará com a presença de refugiados e migrantes assistidos pelos programas de extensão: Mobilang UFPB: mobilidade, cidadania e plurilinguismo; o ensino de português como língua não-materna: a atuação do PLEI no acolhimento dos estudantes estrangeiros e na formação dos estudantes de Letras; Refugiados e migrantes na Paraíba: acolher e integrar; e Observatório antropológico: ação social, pesquisa e comunicação com povos tradicionais e periferias urbanas.

Na ocasião os atendidos pelos projetos vão compartilhar as experiências de inserção cidadã vivenciadas por meio das ações realizadas no âmbito da UFPB e o impacto da extensão universitária em suas vidas.

A coordenadora do projeto A extensão ocupa a praça, Profa. Juliana Luna, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas, explica que o objetivo do Ocupa a Praça é proporcionar o diálogo entre projetos da UFPB que trabalham temas similares e que a ideia de trabalhar com o tema refugiados e migrantes surgiu influenciada pela necessidade de acolhimento a essas pessoas diante de notícias nacionais de violência contra esse público.

“Vamos falar sobre a questão de como a gente tem conseguido dar uma assistência, um apoio para trazer a academia para mais perto dessas comunidades e, ao mesmo tempo, refletir como a gente pode melhorar, o que é que ainda pode ser feito. Se unir dentro da praça e estabelecer mais pontos sobre como podemos trabalhar com frequência em conjunto e trazer também os refugiados para dentro da praça, e assim saber como é que eles veem a nossa atuação e como é que a gente pode continuar melhorando”, afirma a docente.

De acordo com Odaiza Araújo, aluna da graduação em Serviço Social e bolsista do projeto A Extensão ocupa a praça, além da presença dos refugiados, haverá ainda a veiculação de vídeos-depoimentos daqueles que não puderam estar presentes. Para a estudante, a ideia do evento supera as questões teóricas e expõe as implicações que cercam a questão do refúgio e migração, mas, principalmente, a realidade dessas pessoas e o papel e relevância que os projetos de extensão desempenham frente a essas problemáticas.

Um dos projetos que vai participar da ação é o "Refugiados e Migrantes da Paraíba: Acolher e Integrar", coordenado pela professora Profa. Ana Berenice Martorelli. Para ela, é importante a realização de ações que coloquem em pauta a situação de vulnerabilidade dessa população. “É dar a voz aos refugiados, nós temos o projeto, mas são eles que vão falar. No nosso projeto, duas pessoas que a gente conhece há algum tempo vão falar. Fazemos o trabalho com elas  desde 2018 e, no evento, cada uma vai falar de sua experiência aqui em João Pessoa”, explicou a docente.

Para a aluna Odaiza Araújo, a edição do Ocupa a praça dedicada aos refugiados e migrantes é uma oportunidade ao público para compreender uma realidade que é percebida como algo distante, mas que é tão presente e próxima quanto o imaginado.

“Compreendendo não só as questões mais gerais acerca do refúgio e migração, mas como é o cotidiano das pessoas que vivem nesse contexto e como os projetos de extensão contribuem para a integração cultural e social destas, no nosso país, Estado, cidade, Universidade. Considero de extrema importância para toda a comunidade interna e externa à UFPB, em especial para aqueles que querem e buscam fortalecer projetos que envolvem tal temática”, considera a estudante.

Os projetos de extensão desenvolvidos no CCHLA possuem características interdisciplinares e atuam no apoio aos refugiados e migrantes desde o ensino da língua portuguesa, passando pela preparação para obtenção de certificados de proficiência na língua, até acompanhamento psicológico e assessoramentos etnometodológico e antropológico.

O evento também será transmitido ao vivo, pela internet, em parceria com o projeto ARCO - Arquivo, Registro e Comunicação das Ações de Extensão do CCHLA, no canal de YouTube do projeto.

Sobre o projeto Ocupa a Praça

Vinculado à Assessoria de Extensão do CCHLA, o Projeto A extensão ocupa a praça tem como objetivos contribuir com a consolidação do Fórum Permanente de Extensão do Centro, bem como viabilizar e proporcionar a integração entre os projetos de extensão do CCHLA, por meio de ações realizadas, periodicamente, na Praça da Alegria.

“É sabido que temos uma infinidade de projetos em diversas áreas, que conversam entre si, mas que, por vezes, não conseguem identificar ou realizar uma interlocução para o desenvolvimento de atividades conjuntas. Por isso nossas ações propõem diálogos e parcerias entre tais projetos. É uma forma de integrá-los e evidenciá-los à comunidade interna e externa à Universidade”, esclarece Odaiza Araújo.

Durante o período de isolamento social, decorrente da Pandemia da COVID-19, as atividades foram realizadas de modo virtual, principalmente no formato de transmissões ao vivo no YouTube. Neste ano, após o retorno gradual às atividades presenciais, o projeto retoma as atividades presenciais. A previsão é de que novas ações ocorram a cada duas semanas.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins