Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB e Direção do CCTA pedem apoio à Ministra Margareth Menezes para destinação de recursos à obra do Teatro Lampião

publicado: 01/09/2023 17h24, última modificação: 01/09/2023 17h44
Reitor antecipa que buscará agenda com Ministra para apresentar outros pleitos da UFPB, como a obra do Centro de Convenções Mestre Sivuca

Foto: Aline Lins

Uma comitiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integrada pelo Reitor da instituição, professor Valdiney Gouveia, pelo Diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), professor Ulisses Carvalho, e pelo professor Erlon Cherque Pinto, chefe do Departamento de Artes Cênicas, encontrou com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta sexta-feira (1º), no Recife-PE, para pedir o apoio à destinação de recursos para as obras de construção do Teatro Lampião, na UFPB.

A conversa com a ministra ocorreu no evento de lançamento do Edital Cultura Viva: Fomento a Pontões de Cultura e o Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na ocasião, a comitiva da UFPB entregou à Ministra um documento contendo informações sobre a obra, que já tem o projeto arquitetônico completo, mas necessita de recursos para viabilização da sua construção. A estimativa para construção da obra é de R$ 1.739.333,12.

Na oportunidade, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, convidou Margareth Menezes, para fazer uma visita à UFPB, ao que a Ministra se mostrou muito receptiva. “A Reitoria não medirá esforços para que tenhamos recursos para toda a Universidade, neste caso específico para o CCTA, para que se conclua a obra do Teatro Lampião, que já faz pouco mais de uma década que está paralisada. Oportunamente, estaremos criando uma agenda, quer seja na Paraíba ou em Brasília, para que possamos apresentar, inclusive, outros pleitos da UFPB, a exemplo do nosso espaço do Centro de Convenções Mestre Sivuca”, disse o professor Valdiney Gouveia.

O contato, ainda que breve, com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, na Concha Acústica da UFPE, na manhã de hoje, foi visto, pelo professor Ulisses Silva, Diretor do CCTA, como de extrema importância para o Centro e para a UFPB. “Num breve bate-papo, ficou firmado o compromisso de apreciação do projeto de conclusão do Teatro Lampião do DAC/CCTA pela Ministra e de uma futura audiência para tratar do assunto”, pontuou o Diretor.

Teatro Lampião

O Teatro Lampião, uma estrutura arquitetônica nos moldes do teatro tradicional começou a ser levantado em 2011, é uma sala de aula no formato de um teatro à italiana com capacidade para 300 espectadores. Acessível a pessoas Portadoras de Deficiência, contará com palco, urdimento (que é a estrutura que sustenta os equipamentos próprios de um teatro desse tipo como as cortinas, varas de luz e cenários). Tendo também um pequeno Hall para recepção dos espectadores, camarins e um espaço para guarda de cenários que fica abaixo do palco.

O teatro começou a ser levantado em 2011 e após problemas na execução teve as obras paralisadas. Desde então, a comunidade aguarda que seja feita a sua inauguração, que fora prometida para no máximo seis meses.

O atual Teatro Lampião herda esse nome de outra sala menor, com 80 lugares, carinhosamente chamado de Teatro Lampião em homenagem a um aluno da Licenciatura plena em Educação Artística em fins da década de 1980, que falecera de modo trágico e que tinha esse apelido em virtude de representar o papel de Lampião no Grupo Folclórico do Liceu Paraibano. A atual construção ocupa o lugar onde ficava o Laboratório de Artes Cênicas. Assim o Departamento de Artes Cênicas ficou sem nenhum espaço cênico.

De acordo com o CCTA, atualmente, as ruínas da construção têm sido usadas de forma precária para suprir algumas demandas por espaços, mas se faz urgente a sua conclusão. Sem opções, o Departamento de Artes Cênicas aloca as atividades cênicas em uma sala que apesar de ampla é totalmente inadequada para a realização de espetáculos.

Texto: Aline Lins
Fotos: Aline Lins