Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB parabeniza Embrapa por seus 50 anos de criação
conteúdo

Notícias

Reitor da UFPB parabeniza Embrapa por seus 50 anos de criação

publicado: 02/10/2023 17h58, última modificação: 02/10/2023 17h58
Sessão aconteceu em Campina Grande, nesta segunda-feira (02)

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, participou da Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Paraíba em homenagem aos 50 Anos da Embrapa, nesta segunda-feira (02), em Campina Grande. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Chió, em reconhecimento à instituição pelas contribuições ao Estado.

O convite ao Reitor foi feito pelo chefe-geral da Embrapa Algodão, Nair Arriel, em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, deputado Adriano Galdino. O deputado Inácio Falcão também participou do evento.

O Reitor Valdiney Gouveia parabenizou a Embrapa por seus 50 anos de existência e dedicação à Paraíba, lembrando que a instituição contribui fundamentalmente para o desenvolvimento produtivo, econômico e social do Estado, por meio da busca pela inovação, tecnologia, apoio à pesquisa e o diálogo permanente com produtores, organizações científicas e lideranças da Paraíba e da sociedade civil.

“É um reconhecimento justo para essa grande empresa que conta com 9.970 servidores, dos quais 2.444, ou seja, mais de um quarto, é de pesquisadores. Então é uma instituição que deu um apoio enorme para o crescimento do Brasil, para que o País se situasse entre os maiores exportadores de grãos do mundo”, destacou o Reitor Valdiney Gouveia.

A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 26 de abril de 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia. Ela se pauta pela excelência científica em pesquisa agropecuária, qualidade e eficiência produtiva em cultivos e criações, sustentabilidade ambiental, aspectos sociais e parcerias com o setor produtivo.

***
Texto: Aline Lins
Foto: Oriel Farias