Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitora da UFPB recebe representante da Capes

Reitora da UFPB recebe representante da Capes

Reunião também tratou sobre o Intereducation, que vai acontecer em João Pessoa
publicado: 22/01/2020 17h08, última modificação: 22/01/2020 19h17
Marcos Vinícius da Cruz Coelho ao centro. Crédito: Angélica Gouveia

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (22), o representante da diretoria de Relações Internacionais da Capes, Marcos Vinícius da Cruz Coelho. Eles conversaram sobre a política de internacionalização da UFPB e planejaram o Congresso Mundial sobre Educação - Intereducation, evento que a Capes realizará em João Pessoa, no mês de maio.

O professor Henry Iure de Paiva Silva, que preside a Agência UFPB de Cooperação Internacional, apresentou as ações internacionais da universidade e explicou que a UFPB tem buscado se integrar com as ações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação). Ele explicou que essas ações buscam, através de programas, desenvolver, dentro do ambiente acadêmico da universidade, uma cultura de internacionalização. Segundo ele, o objetivo final da UFPB é trazer à comunidade acadêmica e à sociedade paraibana uma perspectiva de progresso da ciência e desenvolvimento social. Ainda de acordo com Iure, a UFPB, hoje, tem aproximadamente 110 acordos internacionais, e outros 20 estão em tratativas.

O representante da Capes, Marcos Vinícius da Cruz Coelho, destacou o grande trabalho que a UFPB vem desenvolvendo por meio da Agência de Internacionalização. “Estamos pensando em uma nova proposta e a ideia é que os parceiros consolidados - a UFPB é uma parceira da DRI (Diretoria de Relações Internacionais), é uma parceira da Capes - que a gente consiga pensar juntos o novo olhar da internacionalização”, explicou Coelho.

O cenário da internacionalização está entre os assuntos a serem debatidos no Congresso Mundial sobre Educação - Intereducation, que acontece entre 29 e 30 de maio, no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa, segundo informou o representante da diretoria de Relações Internacionais da Capes, Marcos Coelho. O evento foi destaque na pauta da reunião no gabinete da reitora da UFPB.

O pró-reitor de Pesquisa da UFPB Isaac Medeiros lembrou que a cooperação internacional beneficia a pesquisa institucional e dá visibilidade à UFPB, que tem uma produção científica relevante e de qualidade. Ele apontou alguns fatores que motivaram a melhora na produção científica: o apoio institucional da UFPB, com a participação dos pesquisadores em projetos institucionais, programas de apoio ao pagamento de publicações em periódicos de acesso livre e programa de tradução de artigos.

Também participaram da reunião com a reitora Margareth Diniz o reitor da Florida Christian University (FCU), Bruno Portigliatti, e o embaixador da FCU, Ricardo Monteiro, que trataram sobre convênios internacionais.