Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidores da UFPB fazem caminhada ecológica pelo Campus I
conteúdo

Notícias

Servidores da UFPB fazem caminhada ecológica pelo Campus I

publicado: 26/10/2023 18h10, última modificação: 26/10/2023 18h10
Atividade integra uma série de ações promovidas pela Universidade durante a XVI Semana do Servidor

Cerca de 60 servidores, entre técnicos administrativos e docentes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participaram de uma caminhada ecológica pelo Campus I (João Pessoa) na manhã desta quinta-feira (26). A atividade é uma das ações promovidas pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) durante a XVI Semana do Servidor da UFPB. 

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, que prestigiou a caminhada ecológica, parabenizou a Progep pela propositura da atividade e mencionou também que a interação entre os participantes é um dos benefícios da ação.

“Essa iniciativa da Progep é excelente porque, além da interação, é um momento para que os servidores que compareceram à caminhada se integrem à Universidade, podendo ter noção da dimensão da UFPB e também do verde que nos circunda”, afirmou a gestora. 

Os participantes concentraram-se no estacionamento da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) e, antes de iniciar o passeio, realizaram alguns exercícios de alongamento e aquecimento corporal, sob a orientação do professor Mateus David Finco, do Centro de Educação (CE), e dirigente esportivo da UFPB durante competições esportivas universitárias. 

Uma vez feitos os exercícios preparatórios, foi iniciada a caminhada, que passou por diversos pontos do Campus I: Pista de Atletismo, Parque Aquático, Escola de Educação Básica (EEBAS), Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Central de Aulas e Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), onde retornaram ao ponto de partida. Ao todo, foram percorridos 4 km em aproximadamente uma hora. 

Como o nome ‘caminhada ecológica’ propõe, durante a atividade foram realizadas paradas em algumas áreas verdes, para que os participantes pudessem escutar os sons da natureza, respirar ar puro e também contemplar a exuberante reserva de Mata Atlântica preservada em partes do Campus I. 

Para o professor Mateus David Finco, a iniciativa promove exercícios físicos e integra os servidores das várias unidades, além de ter o papel de apresentar os espaços, sejam naturais ou arquitetônicos, do Campus de João Pessoa. 

“Essa iniciativa inclui ações de bem-estar e qualidade de vida na Semana do Servidor e, ao mesmo tempo, mostra a eles os espaços que compõem nosso Campus. Além disso, queremos também incentivar o convívio e a integração com as áreas verdes, já que temos um campus considerado uma reserva natural de Mata Atlântica”, esclareceu o docente. 

Dimensão que surpreendeu a contadora Paulecy Nunes Ferreira, uma das participantes da atividade. Recém-chegada à UFPB e à Paraíba, já que é natural de Pernambuco e tomou posse no cargo em junho deste ano, a funcionária técnico-administrativa avaliou positivamente a caminhada ecológica.

“Foi uma experiência interessante, para que pudéssemos conhecer um pouco mais do Campus I, mas ao mesmo tempo tranquila, pois realizamos boa parte do passeio por caminhos sombreados. Pensei que tínhamos andado pouco, mas me surpreendi quando foi anunciado que havíamos caminhado quatro quilômetros”, disse a servidora. 

***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia e Gustavo Ribeiro