Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > STI orienta comunidade acadêmica da UFPB sobre softwares para gravação de videoconferências

publicado: 18/03/2022 12h19, última modificação: 19/03/2022 10h08
Alternativas servem para gravação de aulas online uma vez que o recurso de gravação no Google Meet não está mais disponível para a modalidade Google Workspace

Foto: Angélica Gouveia

O recurso de gravação para reuniões e aulas remotas realizadas na plataforma Google Meet não está mais disponível para a modalidade Google Workspace, categoria utilizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diante dessa limitação, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFPB) enviou à comunidade acadêmica orientações sobre a possibilidade de utilização de aplicações externas que possibilitam a gravação das transmissões de aulas remotas e eventos online, para posterior disponibilização ao público.

O Google já tinha notificado as instituições federais dizendo que essa ferramenta de gravação seria suspensa, no contrato de gratuidade que ele forneceu durante a pandemia que é o Google Workspace, e assim eles fizeram. Pensando nisso, nós da STI começamos a pensar em estratégias para que os professores que vão realizar aulas híbridas continuassem podendo gravar suas aulas e a ferramenta auxiliar que a STI encontrou para ser utilizada paralelamente ao Google Meet foi o OBS”, disse Camila Vital, Superintendente de Tecnologia da informação da UFPB.

O software sugerido, OBS Studio, tem como principais funções a gravação de vídeos utilizando a webcam do computador, realização de transmissão ao vivo, e gravação da tela do computador, essa última opção é a que possibilita a gravação das videoaulas via Google Meet.

Além disso, ainda pode ser utilizada como alternativa ao Google Meet a ferramenta Microsoft Teams, que permanece com a ferramenta de gravação disponível para a modalidade gratuita. Essa versão permite reuniões em grupo por até 60 minutos, com a participação de até 100 pessoas por reunião; disponibiliza ainda chat, compartilhamento de arquivos, tarefas e pesquisas e criptografia de dados para reuniões.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece o serviço Conferência Web que disponibiliza os recursos de vídeo e áudio combinados com funcionalidades de interação instantânea e colaborativa como chat, bloco de notas, visualização compartilhada de imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador.

Neste sistema os alunos e servidores da UFPB podem realizar conferências com gravações acessando os serviços no site com o login e senha do Sigaa/SIGRH. Para gravar a conferência é necessário que o usuário abra, com antecedência, um chamado junto à STI solicitando a gravação de cada reunião. Os vídeos gerados devem ser retirados do serviço e disponibilizados em outro meio em até dez dias.

A STI esclarece que, caso o usuário não tenha a permissão de gravação, há a possibilidade de ativar a opção "Transmitir Sessão", na Conferência Web da RNP, assim, além de permitir que espectadores possam assistir à sessão sem participar da conferência, disponibiliza-se a reunião na EduPlay, plataforma de vídeos mantida pela RNP.

Para auxiliar a comunidade acadêmica, a STI indicou um tutorial para gravação da tela de computador utilizando o OBS Studio, um tutorial sobre como gravar o Google Meet com o OBS Studio,  e outro tutorial sobre como utilizar o Microsoft Teams para aulas online.

Sobre o serviço Conferência Web da RNP, foram indicados o Manual do usuárioorientações para realização de transmissõesorientações sobre o acesso interno ao serviço Conferência Webtutorial de como utilizar a conferência web da RNP e tutorial de gravação de aulas para o Eduplay.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins