Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > TV UFPB prepara três novas produções

TV UFPB prepara três novas produções

publicado: 28/06/2023 13h03, última modificação: 28/06/2023 13h04
Novas produções, com financiamento interno da Pró-reitoria de Extensão, têm natureza formativa

Foto: Pedro Paz

A TV UFPB, emissora de caráter educativo da Universidade Federal da Paraíba, está preparando três novas produções: a estreia do “Cena Parahyba” e as novas temporadas de “Alecrim” e de “A roupa nova do rei”, ambos projetos de extensão. Os programas serão exibidos a partir do mês de agosto deste ano pela TV UFPB, cujas produções foram retomadas com o apoio da Reitoria da UFPB.

Todos os três produtos televisivos têm financiamento interno da UFPB, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), no âmbito de edital de Fluxo Contínuo de Extensão (FLUEX).

Coordenado pela diretora de artes cênicas Cely Farias, o “Cena Parahyba” será uma série televisiva com oito episódios de 15 minutos que abordarão a dramaturgia paraibana. Cada episódio será composto de duas partes: entrevista com artista convidado e encenação que ilustra sua carreira, executada por ator ou atriz do Coletivo Atuador, grupo de trabalho colaborativo para atuação no audiovisual, também liderado por Cely Farias.

O Cena Parahyba tem o objetivo de divulgar o teatro paraibano, fortalecer a identidade cultural do Estado, valorizar artistas e técnicos de espetáculos e registrar a memória do teatro na Paraíba. Esta primeira temporada terá recorte temporal restrito ao século XX”, conta Cely Farias.

As gravações estão sendo realizadas no estúdio da TV UFPB, no campus I, em João Pessoa. Já foram entrevistados mestres do naipe de Celsa Monteiro, Zezita Matos e Tarcísio Pereira (foto).

Com referência no Castelo Rá-Tim-Bum, telessérie infantojuvenil e educativa brasileira produzida e exibida pela TV Cultura entre 1994 e 1997, o programa “Alecrim” apresentará narrativas que privilegiam temáticas socioculturais nordestinas, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, por meio da ludicidade, estimulando a imaginação.

Ao todo, são cinco episódios por semestre. Esta próxima temporada será exibida no mês de outubro, dentro da programação especial da semana da criança”, adianta Valeska Picado, diretora de artes cênicas da TV UFPB e coordenadora do projeto.

O cenário e figurino coloridos foram construídos a partir de elementos doados e de materiais reciclados. “Essa característica estética agrega o valor da sustentabilidade ao produto”, defende a diretora. Além de também ser gravado no estúdio da TV UFPB, haverá filmagens em ambientes externos, como o Instituto Ricardo Brennand, no Recife.

Valeska Picado também lidera a produção da nova temporada de “A roupa nova do rei” que, assim como “Alecrim”, está previsto para ser exibido na semana da criança, em outubro. Com proposta de montagem teatral que utiliza como espaço cênico a televisão, o espetáculo será gravado no Teatro Lima Penante, em João Pessoa.

Além de contar com equipe técnica da TV UFPB e parcerias com iniciativas como o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (Nudoc) e Fundação Espaço Cultural (Funesc) e com profissionais da área, as três novas produções da TV UFPB têm natureza formativa. “Oferecem a estudantes de cursos de comunicação da UFPB a oportunidade de exercitar os conhecimentos adquiridos na graduação de maneira prática”, explica Cely Farias.

O superintendente de comunicação social da UFPB, George Diniz, explica que os programas da TV UFPB se subdividem em dois braços, entretenimento e jornalismo, para atender às aspirações da sociedade brasileira por uma televisão pública, independente e democrática, objetivando oferecer uma programação de natureza informativa, educativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania.

Cena Parahyba”, “Alecrim” e “A roupa nova do rei” serão exibidos no canal 43 da TV Aberta, o mesmo do Canal Brasil. Depois serão disponibilizados no canal da TV UFPB no YouTube, no qual também podem ser conferidas as temporadas passadas de “Alecrim” e “A roupa nova do rei”.

Para produção neste segundo semestre, a TV UFPB planeja dois interprogramas, um de ensino de língua inglesa e outro de educação financeira para crianças. Para 2024, projeto de alfabetização para crianças surdas e ouvintes, entre outras ações. Atualmente, são exibidos Nordeste Sim Sinhô, UFPB Acontece, Paulo Freire Vivo e UFPB em Dia. Em breve, a grade de programas será atualizada.

A TV UFPB conta com mais de 20 profissionais. Requisições à TV UFPB podem ser realizadas por meio de formulário. É possível acompanhar as novidades da emissora pelo seu canal no YouTube e do seu perfil no Instagram.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins