Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 203 vagas para auxílios estudantis
conteúdo

Notícias

UFPB abre 203 vagas para auxílios estudantis

publicado: 29/06/2023 17h58, última modificação: 29/06/2023 17h58
Benefícios serão destinados a ingressantes no período letivo 2023.1 ou contemplados com Apoio Emergencial ao Estudante

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quarta-feira (28), dois editais de processos seletivos simplificados de Auxílios Estudantis da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape). As duas seleções são destinadas exclusivamente a estudantes ingressantes no semestre letivo 2023.1 ou contemplados com apoio emergencial ao estudante de que trata a Resolução Consuni nº 12/2021.

As inscrições para concorrer às duas seleções deverão ser realizadas no período de 3 a 6 de julho, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Pelo Edital nº 13/2023 estão sendo oferecidas 150 vagas de auxílio restaurante universitário, sendo 50 para cada um dos campi II, III e IV (apenas Rio Tinto), além de formação de cadastro de reserva para o mesmo auxílio nos campi I e IV (apenas Mamanguape). No Campus I, somente alunos matriculados em cursos localizados na sede, no bairro de Castelo Branco, poderão participar da seleção para formação de cadastro de reserva.

De acordo com o edital, a convocação dos estudantes classificados para formação de cadastro de reserva nos campi I e IV (apenas Mamanguape) será realizada somente quando houver disponibilidade de vagas, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no resultado final, de acordo com os critérios de classificação definidos no edital.

Já o Edital nº 14/2023 normatiza as regras para a concessão de 53 vagas de auxílio residência universitária nos quatro campi da Universidade, sendo 20 vagas para cada um dos campi I e II, além de 9 para o Campus III e 4 para o Campus IV. Nesta seleção, com relação aos estudantes ingressantes, poderão concorrer apenas aqueles que entraram na UFPB como cotistas pelo SiSU. E para as vagas reservadas ao Campus IV neste edital, poderão concorrer apenas alunos matriculados em cursos sediados no município de Rio Tinto. 

A divulgação das avaliações está prevista para o dia 10 de julho. Neste mesmo dia será iniciado o período para interposição de recursos, que seguirá até o dia 11 do mesmo mês. O resultado final das análises está previsto para ser publicado em 14 de julho no site da Prape. 

Para finalizar o processo, o discente selecionado deve ainda proceder à assinatura do termo de compromisso, de 18 a 20 de julho, também no SIGAA, de acordo com o passo a passo disponibilizado no certame. 

De acordo com a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, os auxílios são importantes para evitar a evasão. “Muitas vezes, por vulnerabilidade, o estudante consegue entrar na universidade, mas não tem como se manter. Os auxílios visam dar condições básicas para que alunos que venham de outras cidades e/ou não tenham condições de adquirir seu próprio alimento encontrem esse benefício aqui e possam realizar seus estudos. Contudo, há limitação de auxílios, por isso a necessidade de editais”, explica a docente. 

Auxílio Residência Universitária

O auxílio residência universitária é destinado a estudantes que vierem residir nas cidades do curso em que estão matriculados e que não possuam núcleo familiar nesta localidade. O benefício consiste na concessão de acesso e uso das dependências da residência universitária, acesso às refeições do restaurante universitário e prestação pecuniária mensal para custeio de alimentação nos finais de semana. 

O valor da prestação pecuniária do auxílio residência universitária será de R$ 400,00 para os residentes da Residência Universitária Masculina e Feminina (RUMF), que fica no Campus localizado no bairro de Castelo Branco, em João Pessoa, além dos residentes dos campi II (Areia) e III (Bananeiras).

Moradoras da Residência Universitária Elizabeth Teixeira (RUFET), equipamento do Campus I localizado no centro de João Pessoa, e residentes do Campus IV, de Rio Tinto e de Mamanguape, terão direito a R$ 580,00 em pecúnia. 

Auxílio Restaurante Universitário

Já aos beneficiários do Auxílio Restaurante Universitário será permitido o acesso ao restaurante universitário para almoço e/ou jantar em dias letivos, a depender do horário das atividades acadêmicas do estudante. 

Além de ingressantes cotistas e contemplados com o Apoio Estudantil Emergencial de que trata a Resolução Consuni nº 12/2021, poderão concorrer aos auxílios restaurante universitário estudantes novatos que tenham ingressado na UFPB nas vagas destinadas à ampla concorrência, desde que comprovem, de acordo com os prazos e condições do Edital, ter cursado o ensino médio em escola pública ou renda per capta de até 1,5 salário-mínimo. 

Excepcionalmente, nas unidades acadêmicas onde as atividades do restaurante universitário estiverem suspensas ou interrompidas, os discentes contemplados com o Auxílio Restaurante Universitário poderão fazer jus a uma prestação pecuniária equivalente enquanto perdurar o impedimento, respeitado horário do seu curso e a disponibilidade orçamentária para custeio.

De acordo com o Prof. Alfredo Rangel, Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, os alunos dos cursos que ficam unidades que não possuem restaurantes universitários, como Mangabeira e Santa Rita, não acessam o auxílio restaurante universitário, mas recebem o auxílio alimentação, pago em pecúnia. 

“O auxílio alimentação vai ser objeto de um edital futuro, cuja previsão de publicação é em agosto. Será um edital unificado, de todos os auxílios disponibilizados pela Prape, incluído aí o auxílio alimentação”, informou o Prof. Alfredo.

Durante todo o processo seletivo, a equipe de Serviço Social da Prape estará à disposição para esclarecimentos acerca do Edital por meio dos seguintes e-mails: servsocial@prape.ufpb.br (estudantes do Campus I - João Pessoa/Santa Rita), servicosocialcamopscca@gmail.com (alunos do Campus II - Areia),  nae@cchsa.ufpb.br (estudantes do Campus III - Bananeiras) e caes@ccae.ufpb.br (alunos do Campus IV - Rio Tinto e Mamanguape). 

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias
Ascom/UFPB