Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 30 vagas para capacitação em preservação de acervos em museus
conteúdo

Notícias

UFPB abre 30 vagas para capacitação em preservação de acervos em museus

Ações de higienização e conservação de documentos serão realizadas no curso
publicado: 28/02/2020 19h37, última modificação: 28/02/2020 19h37
Alunos, professores e técnico-administrativos de Bananeiras podem participar. Foto: Maurizete Cruz

Alunos, professores e técnico-administrativos de Bananeiras podem participar. Foto: Maurizete Cruz

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 30 vagas para o curso de capacitação “Noções Básicas de Preservação e Conservação de Acervos Museológicos”, no campus III, em Bananeiras. 

Discentes, docentes e técnico-administrativos podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, até o dia 9 de março. 

As aulas serão no Memorial do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), entre os dias 10 e 17 de março, das 9 às 16h.    

O objetivo da iniciativa é discutir os fundamentos teóricos acerca da higienização, preservação e conservação de documentos. Além de apresentar materiais e equipamentos necessários às atividades de conservação e realizar ações de higienização, preservação e conservação nos acervos. 

Na ocasião, serão tratados ainda aspectos introdutórios do acondicionamento de materiais, conhecimento sobre diferentes tipos de papéis para acondicionamento e a produção de diversos meios de acondicionamentos. 

De acordo com a monitora da capacitação e estudante de Artes Visuais Mainara Ghilardi, o curso vem sendo realizado esporadicamente pela equipe da Pinacoteca, vinculada ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. 

“Já realizamos no campus João Pessoa e pretendemos continuar em outros centros. O intuito é contribuir com a preservação de materiais artísticos, culturais, documentais e a memória institucional”, salienta. 

O curso terá 20 horas-aula, com direito a certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da UFPB.  

Ascom/UFPB