Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 45 vagas e cadastro de reserva para alunos apoiadores com vistas à inclusão e acessibilidade

publicado: 26/05/2021 19h27, última modificação: 26/05/2021 19h49
O valor máximo da bolsa é de R$ 500 mensais

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), abriu novo edital para seleção de alunos apoiadores. As inscrições começam nesta quinta-feira (27) e vão até 4 de junho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O valor máximo da bolsa é de R$ 500.

As vagas são distribuídas nos Campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte que compreende os municípios de Mamanguape e Rio Tinto.

O candidato poderá escolher um aluno da lista que ainda não possui ou que necessita trocar de apoiador. Além disso, ele pode optar pelo cadastro reserva para ser chamado quando entrar os novos calouros.

“Os estudantes se inscrevem para um aluno da lista, mas existe a possibilidade do candidato não querer se inscrever para nenhum e preferir o cadastro de reserva, pois existem os alunos que vão chegar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no próximo semestre. Os que estão na tabela são alunos remanescentes do período passado que não puderam ter apoio ou não solicitaram apoio até então”, explicou Rafael Monteiro, coordenador do CIA.

Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFPB, sendo obrigatoriamente do mesmo Campus onde se encontra o aluno assistido por ele; possuir CRA maior ou igual a 6,0 ou 5,0 em caso de alunos das Ciências Exatas; e ter disponibilidade de 20 horas semanais.

Conforme o edital, os alunos apoiadores assumirão atividades junto aos estudantes com as seguintes sequelas: física motora; auditiva; visual; Transtornos Globais de Desenvolvimento; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras demandas pedagógicas.

“O aluno apoiador vai auxiliar o estudante na sala de aula, junto às atividades e propostas pedagógicas feitas pelos professores da UFPB, bem como com a mobilidade dentro do campus”, explicou Rafael Monteiro.

O processo seletivo terá três etapas: avaliação socioeconômica, capacitação e prova teórica. A primeira será realizada pelo Serviço Social da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), entre os dias 7 e 14 de junho; a segunda etapa acontecerá no dia 23 de junho, iniciando às 13h30 e finalizando 17h30; e a terceira, a prova teórica, ocorrerá no dia 30 de junho, das 13h às 14h45. Os candidatos deverão acessar o local virtual da prova com 30 minutos de antecedência, munidos de documento com foto. Logo após a finalização da prova, o aluno deverá responder a um questionário obrigatório.

O resultado final será divulgado no dia 6 de julho, por meio de endereço eletrônico do CIA.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins