Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições em processos seletivos para reopção de curso

UFPB abre inscrições em processos seletivos para reopção de curso

publicado: 21/06/2023 16h40, última modificação: 21/06/2023 16h40
São ofertadas 478 vagas em 100 cursos; há ainda edital específico para os cursos de Música

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas, até esta quinta-feira (22), as inscrições para dois processos seletivos para Reopção de Curso (PSRC) de graduação – na modalidade presencial – na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No edital geral (nº 14/2023), estão sendo ofertadas 478 vagas distribuídas por 100 cursos, localizados em todos os campi da UFPB. Há ainda um edital de seleção específico para os cursos de Música (nº 15/2023), por meio do qual estão sendo oferecidas 12 vagas.

Os dois editais publicados pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG/UFPB) têm o objetivo de proporcionar ao estudante regular a mudança do curso de graduação ao qual está vinculado na Universidade, para outro da mesma área de conhecimento do curso de origem. Todas as vagas são para o semestre letivo 2023.1 e a chamada dos classificados será realizada uma única vez, sem formação de lista de espera.

Pode concorrer no PSRC 2023.1 – em qualquer dos editais – o estudante que possua matrícula regular no curso de origem no período atual (2022.2), que tenha Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0, e que cumpra os requisitos listados no edital quanto à integralização do currículo do curso.

Para os dois processos seletivos de reopção de curso, as inscrições estão sendo realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), até as 23h59 desta quinta-feira (22). O aluno deve entrar pelo “Portal do Discente”, escolher “Processos Seletivos” e depois selecionar a opção “Reopção Interna”.

Cada candidato pode escolher um único curso para o qual deseja mudar. Os participantes devem estar cientes de que, uma vez que a reopção for efetivada, não será possível retornar ao curso anterior, ou seja, a escolha do novo curso implica a perda do vínculo com o curso por meio do qual ingressou inicialmente na UFPB.

Os candidatos serão selecionados por meio do CRA e, no caso dos cursos de Música, haverá também uma prova de conhecimento específico, que será aplicada no dia 29 de junho, no campus de João Pessoa.

Para o edital geral (nº 14/2023), a divulgação do resultado preliminar na página da PRG está programada para o dia 27 de junho e, após período para recursos, o resultado definitivo será publicado em 12 de julho. O cadastramento e a matrícula dos classificados em todos os cursos participantes da seleção ocorrerá nos dias 13 e 14 de julho, de forma presencial.

Já o edital para os cursos de Música (nº 15/2023), por meio do qual estão sendo ofertadas 10 vagas para o Bacharelado e duas vagas para a Licenciatura, o resultado preliminar para estes cursos será divulgado no dia 30 de junho. O resultado definitivo será publicado em 13 de julho e no dia 14 de julho será efetuado o cadastramento presencial obrigatório dos candidatos classificados.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins