Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para curso de capoeira angola para iniciantes
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para curso de capoeira angola para iniciantes

publicado: 01/08/2023 12h19, última modificação: 01/08/2023 12h19
Inscrições até 04 de agosto

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre inscrições para o preenchimento de 20 vagas do curso de extensão Capoeira Angola para Iniciantes, realizado por projeto de extensão de mesmo nome. As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de agosto pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), por meio de cadastro de login e senha.

O curso será ministrado pelo mestre Robson Santiago, praticante de capoeira angola há 35 anos e que há 8 anos oferece cursos de capoeira na UFPB. As atividades do grupo ocorrerão no Centro de Vivência da UFPB, localizado no campus I, em João Pessoa, às sextas-feiras a partir das 19h.

A inscrição é gratuita e aberta para o público geral. Para participação de menores de idade é exigida idade mínima de 12 anos e autorização dos responsáveis.

Conforme a coordenação do projeto, sob atuação da professora Harue Tanaka, do Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), o curso tem a proposta de apresentar a capoeira angola às comunidades do entorno da UFPB, trazendo as comunidades locais para o interior do campus, no âmbito da extensão.

Na Capoeira Angola o diferencial é o estímulo à inserção de angoleiras (mulheres da capoeira angola), com o intuito de possibilitar às mulheres um espaço educativo e cultural a acolher as mulheres na prática da capoeira em todas as esferas, da bateria, do canto, da composição, das atividades físicas e motoras; além de uma reafirmação das identidades e arquétipos femininos, diante de uma reestruturação cultural e identitária.

O curso terá carga horária de 44 horas e será dividido em 22 encontros, nos quais serão ensinados temas como movimentos básicos, bateria e musicalidade, fundamentos da bateria, fundamentos de jogo, história da capoeira e fundamentos da roda de capoeira angola. Informações adicionais no perfil de Instagram @cursodecapoierangolaufpb.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB