Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para dois minicursos do Projeto Escola de Verão 2024
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para dois minicursos do Projeto Escola de Verão 2024

publicado: 18/01/2024 18h12, última modificação: 18/01/2024 18h12
As inscrições são gratuitas

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Matemática (DM), está com inscrições abertas para os minicursos Estocástica e Equações Diferenciais Parciais e Introdução aos semigrupos lineares, que fazem parte da programação da Escola de Verão 2024. Os interessados podem se inscrever pelo Sistema de Gestão de Eventos da UFPB (SIGEventos) até o dia 21 de janeiro. 

O Minicurso Estocástica e Equações Diferencias Parciais será ministrado pela professora Evelina Shamarova, nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro e 05 e 06 de Fevereiro das 10 às 12h, com carga horário de 10 horas. Enquanto Introdução aos Semigrupos lineares, será realizado pelo professor Flank Bezerra nos dias 06 até 29 de Fevereiro, todas terças-feiras  e quintas- feiras de 08 às 10h30, com carga horária de 20 horas. Os dois minicursos disponibilizam certificados para seus participantes. 

A escola de verão é um evento realizado desde 1995 pelo programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMat) e oferece diversas atividades, como sessões temáticas, cursos intensivos, minicursos, seminários e conferências. Ainda na programação da semana, serão oferecidas palestras interativas, a partir desta quinta-feira (18), às 16h30, no auditório do DM, localizado no Campus I. Para participar das palestras não é necessário inscrição prévia. 

O Professor Bruno Ribeiro, que faz parte da organização da Semana, comenta a importância dessas atividades para o desenvolvimento acadêmico dos discentes da área de exatas, principalmente aqueles que não tiveram contato com determinados assuntos durante a sua formação educacional.

“O aluno no curso de exatas ingressa cursando as disciplinas de cálculos, e os professores subentendem que certos conhecimentos dos alunos foram adquiridos durante o ensino médio, mas não foram. Então, os minicursos têm dupla finalidade: de revisar para aqueles que de fato viram os conteúdos e tentar trazer essas informações para alunos que não tiveram oportunidade de vê-los durante o andamento da sua jornada de ensino fundamental e médio”, afirmou o docente.

Sobre a Escola de Verão

A Escola de verão ocorre nos três primeiros meses de cada ano, tendo como objetivo a formação complementar para os estudantes de graduação, mestrado e doutorado em matemática e áreas afins, como também fomentar a interação científica entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação oriundos das mais diversas partes do Brasil e do Exterior.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site do evento.   

* * *
Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB