Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para jornada de pesquisa em artes cênicas e colóquio de pesquisa em artes nas escolas

publicado: 29/08/2022 11h16, última modificação: 29/08/2022 11h16
Eventos presenciais acontecerão de 3 a 5 de novembro, no campus I, em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu as inscrições para a 11ª Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas e para o 2º Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas. Elas devem ser realizadas por meio do site oficial dos eventos, que acontecerão paralelamente de 3 a 5 de novembro, nas dependências do Departamento de Artes Cênicas, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

As submissões de trabalhos devem ocorrer através do mesmo endereço eletrônico, nas modalidades comunicação oral, comunicação performativa, processos artísticos nas escolas e vídeos. As produções precisam contemplar uma destas seis áreas temáticas: artes visuais, circo, dança, música, performance e teatro.

Neste ano, com o tema “Olhares para a pesquisa e o ensino nas artes”, a jornada e o colóquio buscam enfatizar diferentes perspectivas de fazer, ver, pensar e ensinar artes, em suas múltiplas linguagens, permitindo a circulação de conhecimentos, o fortalecimento e a visibilização do campo científico-artístico, segundo informa a professora Márcia Chiamulera, docente e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e uma das organizadoras dos eventos.

Com o intuito de concretizar perspectivas dialógicas entre ensino e pesquisa, a jornada e o colóquio pretendem também integrar pós-graduação, graduação e Educação Básica e consolidar parcerias acadêmico-científicas e artísticas entre instituições e pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Nessa direção, contará com a participação de pesquisadores como Leda Maria Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Giovanni Covelli Meek, da Universidade de Pamplona/Colômbia; Pedro Lobo, da UFPB e de comunidade indígena potiguara; a artista visual, cineasta, bailarina, coreógrafa e criadora da Cia Étnica de Dança Carmen Luz;  Hélio Fervenza,  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS); Daniel Lopes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);  dentre outros convidados.

De acordo com Márcia Chiamulera, as mesas temáticas contemplarão dois focos eixos centrais, as cosmopercepções indígenas e afrodiaspóricas no pensar e fazer arte e diferentes perspectivas de ensino nas artes. Além de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e oficinas, haverá também espaços nas programações dos eventos para apresentações artísticas produzidas em ambientes escolares e por artistas locais e nacionais.

Se a marca da jornada, iniciativa já tradicional do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, é a comunicação performativa e espaço dado à fruição artística, é por meio de parceria com o Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da UFPB que é viabilizada a realização desta 2ª edição do Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas.

“Essas parcerias somam forças para a construção de redes de pesquisadores, no intuito de fomentar espaços de investigação, colaboração e atuação profissional nas mais diversas esferas do ensino e pesquisa”, sublinha Chiamulera. Neste ano, inclusive, há colaboração com a RedeCorpos/Brasil, associada à Red Latinoamericana de Investigación de y desde los Cuerpos, a fim de construir uma rede de pesquisas/pesquisadores no Brasil e organizar o V Encontro Latinoamericano em 2024, no Brasil.

Apesar desse movimento de internacionalização, na avaliação de Márcia Chiamulera, a pesquisa em artes no país ainda é recente, se comparada a outras áreas de conhecimento, porém bastante ativa e com crescimento constante desde a década de 1990. “No Brasil e na Paraíba, o crescimento se conecta à criação de cursos nas diferentes linguagens artísticas, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação e demais dispositivos que regulam a criação de cursos de Ensino Superior e a formação docente”, conta a docente.

A realização da jornada e do colóquio tem financiamento do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Departamento de Artes Cênicas e do Prof-Artes da UFPB. Novidades podem ser acompanhadas através das redes sociais digitais Instagram e Facebook.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins