Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB

UFPB abre IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB

publicado: 22/11/2021 16h49, última modificação: 22/11/2021 16h49
Evento que reúne projetos e pesquisas da UFPB acontece de forma virtual até a próxima sexta-feira (26)

ad982993-ba2d-4dfd-8077-90d782f34d71.jpeg

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta segunda-feira (22), a abertura do IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, que abrange três encontros: XXII Encontro de Extensão (Enex), XXIII Encontro de Iniciação à Docência (Enid) e XXIX Encontro de Iniciação Científica (Enic). A abertura do evento, que é realizado no formato online, contou com a presença da Vice-Reitora, a Profa. Liana Filgueira.

Na solenidade, a Profa. Liana destacou a importância da UFPB no cenário internacional, estando entre as 1.650 melhores universidades do mundo, segundo a 5ª edição do ranking Three University Missions (MosIUR) – Três Missões Universitárias, publicado este ano. Além disso, enfatizou também que a UFPB possui 28 pesquisadores que fazem parte do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que contam com os 10 mil principais cientistas desses países, e que atualmente ocupa o 3º lugar em depósito de patentes.

Todas essas conquistas não seriam possíveis sem o primeiro passo que é o movimento ensino aprendizagem. As duas ações só acontecem se estiverem juntas. Não há ensino se não houver quem queira aprender, portanto, parabéns a todos que dedicaram e dedicam a vida ao ensino. Parabéns também aos curiosos e sonhadores que querem mudar o mundo e chegam à universidade buscando o saber, que são vocês, discentes”, expressou a Vice-Reitora.

O IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão é provido por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq).

A abertura foi mediada pela Profa. Marçonilia Arnaud, uma das coordenadoras do XXIII Encontro de Iniciação à Docência, contou também com a Profa. Silvana Carneiro Maciel, Pró-Reitora de Graduação, a Profa. Berla Moraes, Pró-Reitora de Extensão, e Valdir de Andrade Braga, Pró-Reitor de Pesquisa.

A palestra de abertura teve como tema Tempos Virtuais: Vantagens e Desvantagens do Uso das Tecnologias no Ensino, Pesquisa e Extensão, e foi realizada pela Profa. Maria Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília (UCB). A palestrante destacou a importância da adaptação dos docentes e discentes no uso das plataformas digitais durante a pandemia como forma de continuar as atividades de pesquisa e extensão.

Esse é um tema que merece reflexão. Devemos parar e pensar como esse modelo virtual irá caminhar daqui para frente e como nós professores e pesquisadores iremos lidar com isso. O modelo virtual já vinha sendo implantado no modelo de Educação a Distância (EaD), mas com a pandemia aquele modelo que era eventual teve que virar rotina. Em muito pouco tempo as universidades tiveram que se reinventar”, refletiu a Profa. Maria Aparecida Penso.

A Pró-Reitora de Extensão, a Profa. Berla Moraes, destacou que o tema do Enex desse ano abordou o Protagonismo discente na extensão universitária em tempos de pandemia. “Nós sabemos o quanto foi importante a participação e protagonismo de todos os discentes, bem como dos docentes, coordenadores de projetos, técnicos administrativos para que pudéssemos dar segmento a nossas ações de extensão que priorizam essa ação externa, o braço social da nossa Universidade”.

O IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão segue com a programação até sexta-feira, dia 26 de novembro, com apresentações de projetos de estudantes, palestras, lives, mesas redondas e debates. Mais de 1300 vídeos de projetos de alunos foram enviados para avaliação no encontro. Os trabalhos serão apresentados em salas virtuais pelo Google Meet, no entanto, todas as apresentações serão gravadas durante sua realização e ficarão disponíveis para o público em geral no canal do Enid no YouTube.

Confira aqui a programação completa do Encontro Unificado.

Vídeos Enid – Acesse a partir do dia 22/11/2021.

Acesse a programação Pibid e Residência Pedagógica.

Acesse a programação Enic (Pibic/Pivic).

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins