Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 37 bolsas de doutorado sanduíche no exterior

UFPB oferta 37 bolsas de doutorado sanduíche no exterior

Inscrições são de 17 de fevereiro a 15 de maio, na secretaria da pós que o candidato integra
publicado: 13/02/2020 15h57, última modificação: 13/02/2020 17h12
A UFPB está no seleto grupo das 36 instituições do país contempladas pelo Capes-PrInt. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta quinta-feira (13), Edital de Seleção Interna do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES-  PrInt) em 2020, contemplando 37 bolsas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), direcionado exclusivamente para os Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Capes-PrInt-UFPB.

O PDSE tem três temas gerais, com 11 projetos ao todo. As bolsas terão duração de seis e 12 meses dependendo dos temas abordados e dos projetos selecionados. O prazo de inscrições compreende o período de 17 de fevereiro a 15 de maio, na secretaria do Programa de Pós-graduação que o candidato integra. Nesse intervalo de tempo, haverá três janelas de indicações no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

A coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos Programas de Pós-graduação da UFPB, professora Márcia Batista da Fonseca, destaca a importância do programa CAPES-PrInt para a internacionalização, diante das dificuldades orçamentárias pelas quais passam as universidades.

"É extremamente importante a participação da UFPB dentro desse programa. Desde 2018, a UFPB publicou uma política de internacionalização, que é a Resolução 06/2018 do Conselho Universitário (Consuni), e dentro dessa política nós temos estratégias para promover a internacionalização da UFPB, uma delas é a mobilidade de pesquisadores nacionais para o exterior e a recepção dos pesquisadores estrangeiros aqui", explica.

Segundo a coordenadora, no ano passado, foram contabilizadas 25 missões docentes internacionais, 23 bolsas de PDSE e entre oito e dez bolsas de Professor Visitante no Exterior (PVE). "Nós conseguimos manter a entrada de pesquisadores através do PVE, mas a saída de estudantes de doutorado, através PDSE, e de professores pesquisadores para estágio, uma temporada no exterior ou um pós-doutorado está muito complicada, por meio do governo federal. Mas como a gente é uma das 36 instituições dentro do CAPES - PrInt, estamos conseguindo receber os recursos via Capes para selecionar os pesquisadores", relata Márcia Batista da Fonseca.

O Programa CAPES - PrInt tem como objetivo a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos programas de pós-graduação.

Os temas e respectivos destinos do Programa Institucional Capes - PrInt - UFPB são os seguintes:

Tema 1: Intervenções, Tecnologias, Produtos e Processos Aplicados à Saúde: Reino Unido; Espanha; Suécia; Itália; França; Bélgica; Austrália; Canadá; Estados Unidos.

Tema 2: Territórios da Diversidade: Educação, Linguagens, Mediações Culturais e Políticas Públicas: Reino Unido; Austrália; Espanha; Portugal; Estados Unidos; França; México; Canadá; Argentina; África do Sul; Suíça; Suécia; Itália; Alemanha; Colômbia.

Tema 3: Bioma Caatinga, Biodiversidade e Sustentabilidade: Alemanha; Bélgica; Portugal; Dinamarca; México; Itália; França; Canadá; Reino Unido; Austrália; Argentina; Colômbia; Espanha; Estados Unidos; Áustria; Japão; África do Sul.

Confira a quantidade de bolsas por projeto:

Tema 1: Intervenções, Tecnologias, Produtos e Processos Aplicados à Saúde:

PROJETO 1 (06 cotas de 12 meses): Prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde;

PROJETO 2 (03 cotas de 12 meses): Fatores e processos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais relacionados à saúde das populações;

PROJETO 3 (05 cotas de 12 meses): Intervenções farmacológicas e não farmacológicas em doenças crônicas e desenvolvimento humano;

PROJETO 1 (04 cotas de 6 meses):  Mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e políticas em contextos marcados pela diversidade;

PROJETO 2 (03 cotas de 6 meses): Concepções de espaços, territórios e redes em contextos marcados pela diversidade;

PROJETO 3 (03 cotas de 6 meses): Territórios da diversidade: sistemas de aprendizagem, práticas reflexivas e disseminação de informações em rede;

Tema 3: Bioma Caatinga, Biodiversidade e Sustentabilidade:

PROJETO 1 (04 cotas de 6 meses):  Ciências ômicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface humano-animal-ambiente e à promoção da saúde e da segurança alimentar na Caatinga: uma abordagem One Health;

PROJETO 2 (02 cotas de 12 meses): Inovação em materiais, produtos e processos associados à conservação ambiental e sustentabilidade;

PROJETO 3 (02 cotas de 06 meses):  Sustentabilidade e qualidade dos centros urbanos e da gestão territorial e socioambiental;

PROJETO 4 (03 cotas de 06 meses):  Impactos das mudanças climáticas sobre a gestão da cobertura vegetal e sobre a (sócio) biodiversidade no bioma Caatinga no Nordeste do Brasil;

PROJETO 5 (02 cotas de 12 meses): Aspectos taxonômicos e ecológicos e avaliação das ações antrópicas na biodiversidade da Caatinga.

Para mais informações acerca do edital, os interessados devem procurar a coordenação da pós da qual faz parte ou entrar em contato pelo endereço por estes e-mails: capesprint@ufpb.br e print@prpg.ufpb.br.

Ascom/UFPB