Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção unificada para auxílios estudantis da Prape com 1.067 vagas

UFPB abre seleção unificada para auxílios estudantis da Prape com 1.067 vagas

publicado: 01/08/2023 17h20, última modificação: 01/08/2023 17h24
Inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de agosto

Foto: Aline Lins

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante da Universidade Federal da Paraíba (Prape/UFPB) publicou, nesta segunda-feira (31), quatro editais do processo de seleção unificada para auxílios estudantis no período 2023.1. Estão sendo ofertadas 1.067 vagas para apoio aos alunos dos quatro campi – João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape/Rio Tinto –, nas áreas de alimentação, moradia, transporte e pré-escola.

De acordo com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a ação é uma das políticas prioritárias da Instituição no intuito de garantir a igualdade de oportunidades e a permanência acadêmica de estudantes de baixa renda na Universidade, reduzindo a evasão.

"A UFPB segue comprometida com a assistência estudantil, fazendo o seu melhor para que, a cada dia mais, possamos incluir outras pessoas e com isso contribuir com a permanência as melhores condições de estudo para os estudantes que necessitam desse suporte da Universidade", disse o Reitor.

Para todos os campi, as inscrições começaram nesta terça-feira (1º) e se estendem até o dia 11 de agosto, sendo efetuadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Em todos os casos, o candidato deve estar frequentando o primeiro curso de graduação ou não ter sido beneficiado com auxílios/bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em cursos de graduação já concluídos. O outro requisito para concorrer aos auxílios é possuir renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio.

No edital para o campus I (João Pessoa e Santa Rita), são disponibilizadas 390 vagas, nos seguintes auxílios: Restaurante Universitário (exceto para estudantes com curso sediado em Mangabeira e Santa Rita), Alimentação (somente para alunos de curso em Mangabeira e Santa Rita), Moradia (João Pessoa e Santa Rita), Residência Universitária (João Pessoa e Santa Rita), Transporte (João Pessoa e Santa Rita) e Pré-escolar (João Pessoa e Santa Rita).

No interior do Estado, o edital para o campus II (Areia) oferece 200 vagas em auxílios para Restaurante Universitário, Moradia, Residência Universitária, Transporte e Pré-escolar. Já o edital para o campus III (Bananeiras) oferece um total de 168 vagas que contemplam os benefícios Restaurante Universitário, Moradia, Residência Universitária, Transporte e Pré-escolar.

O edital para o campus IV (Mamanguape e Rio Tinto) disponibiliza 309 vagas para estudantes que necessitem dos seguintes auxílios: Restaurante Universitário, Moradia, Residência Universitária (exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Rio Tinto), Transporte e Pré-escolar.

Os auxílios

Por meio do Auxílio-Restaurante Universitário, o estudante tem acesso ao restaurante do campus para almoço e/ou jantar em dias letivos, dependendo do horário do curso. Quem é beneficiado com o Auxílio-Residência Universitária já tem garantido o acesso a todas as refeições ofertadas pelo Restaurante Universitário.

O valor do Auxílio-alimentação – para alunos das unidades acadêmicas que não dispõem do serviço de Restaurante Universitário – é de R$ 360,00. Já o Auxílio-moradia pago pela UFPB é de R$ 600,00. Para estudante com filho de idade inferior a seis anos, a universidade oferece um Auxílio-pré-escolar no valor de R$ 250,00. O valor do Auxílio-transporte varia entre R$ 98,00 e R$ 586,00.

Os detalhes sobre os auxílios, o cronograma específico para cada campus e demais informações sobre a seleção unificada estão descritas em cada um dos quatro editais publicados na página da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante.

Distribuição das vagas por auxílio e campus

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins