Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB coloca à disposição, durante a pandemia, espaço no CRAS Clínico I para posto de coleta do Hemocentro

publicado: 15/06/2021 13h34, última modificação: 15/06/2021 13h34
Universidade aguarda trâmites sanitários e autorização da Vigilância Sanitária

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizou para o Hemocentro um posto de coleta de sangue no Campus I, em João Pessoa, para funcionamento durante a pandemia de Covid-19. A proposta da gestão da UFPB, apresentada para avaliação pelo Hemocentro da Paraíba, é implementar esse posto no espaço do CRAS Clínico I, que pertence ao Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB (CRAS).

A iniciativa está dentro das ações do projeto Educação pela Saúde em parceria com o Hemocentro, visando o estímulo à doação de sangue para reforço dos estoques na Paraíba. A UFPB está aguardando os trâmites sanitários habituais.

A UFPB pediu que o Hemocentro avalie a possibilidade, uma vez que o posto de coleta precisará ter a autorização da Vigilância Sanitária. Para isso, o Hemocentro deverá acionar o órgão por meio de ofício para solicitar a realização de vistoria na unidade.

Para quem não conhece, o espaço disponibilizado – CRAS Clínico I  – é onde são feitos atendimentos psicológicos e fica localizado ao lado do Instituto Paraibano do Envelhecimento - IPE, no ambiente da antiga Prefeitura Universitária, que foi transformada em Superintendências – de Segurança Institucional, Serviços Gerais e Infraestrutura.

Para o coordenador do CRAS, Prof. Fábio Botelho, embora a comunidade universitária ainda não esteja na UFPB presencialmente, a instalação de um posto de coleta na UFPB será um estímulo à doação. “A comunidade universitária se sente mais atraída em ir à Universidade do que ir ao Hemocentro porque é um ambiente que ela já conhece”, comentou. Além de atender áreas distantes do Centro, como Bancários, praias, Geisel e outros.

Caso seja aprovado pela Vigilância Sanitária, o posto de coleta funcionará no CRAS Clínico I durante o período da pandemia, enquanto os atendimentos psicológicos estão ocorrendo de forma remota, explicou a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira. “Após a pandemia, quando os trabalhos presenciais retornarem, o Hemocentro poderá trazer seu posto de coleta itinerante para que esse serviço de coleta seja permanente aqui na UFPB”, disse a Profa. Liana.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia