Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB define calendário acadêmico do período letivo 2023.2

UFPB define calendário acadêmico do período letivo 2023.2

publicado: 22/06/2023 17h07, última modificação: 26/06/2023 17h11
Calendário acadêmico aprovado pelo Consepe vale para os cursos presenciais dos quatro campi

Foto: Angélica Gouveia

O calendário acadêmico do semestre letivo 2023.2 para os cursos presenciais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em reunião ocorrida nesta quarta-feira (21). Para os quatro campi – João Pessoa/Santa Rita, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape –, o período terá início no dia 5 de dezembro deste ano e se estenderá até o dia 10 de maio de 2024.

De acordo com o documento aprovado, haverá uma consulta prévia aos ingressantes na UFPB selecionados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A consulta prévia será realizada, no período de 1o a 20 de novembro de 2023, pelas coordenações dos cursos pelo e-mail cadastrado no SiSU.

Em seguida, será aberto o período de matrícula online dos ingressantes, pelo SIGAA, a ser efetuada pelas coordenações dos cursos, de 20 a 22 de novembro. No mesmo período e também de forma online, pelo SIGAA, acontecerá a matrícula dos estudantes veteranos.

O Consepe ainda vai definir o calendário acadêmico 2024.1 dos cursos de Educação a Distância (EAD) da Universidade. O calendário para os cursos presenciais está disponibilizado na página da Pró-reitoria de Graduação da UFPB, já o calendário para os cursos EAD será publicado em breve.

Aulas em julho

O próximo semestre letivo dos cursos presenciais da UFPB – 2023.1 – terá início no dia 12 de julho, para todos os campi, e será encerrado no dia 10 de novembro. No caso dos cursos EAD, o período que se iniciará é o 2023.2, com previsão para iniciar a partir de 24 de julho.

Ao reduzir o intervalo entre o fim do atual período letivo e o início do seguinte, em julho, e aprovar o começo de um terceiro semestre de aulas neste ano, a UFPB busca encurtar a diferença entre o ano civil e o ano letivo da Universidade, que atualmente está atrasado em seis meses.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins