Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dialoga sobre incentivo à produção de Hidrogênio Verde na Paraíba

UFPB dialoga sobre incentivo à produção de Hidrogênio Verde na Paraíba

publicado: 07/04/2022 19h00, última modificação: 07/04/2022 19h00
Professores de várias áreas de conhecimento deverão formar um grupo de trabalho dedicado ao combustível de fonte renovável

Foto: Aline Lins

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será formado um grupo de trabalho visando a implantação do hidrogênio verde no estado da Paraíba. A proposta foi oficializada na manhã desta quinta-feira (07), em reunião entre o Reitor Valdiney Gouveia, gestores e professores da UFPB e o Deputado Estadual Moacir Rodrigues, no gabinete da Reitoria.

O objetivo da reunião foi a formalização do grupo de trabalho na área de hidrogênio verde, que deve contar com a participação de pesquisadores do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, Centro de Tecnologia e Laboratório de Combustíveis e Materiais, em um trabalho conjunto para disseminar e estabelecer parcerias para a estruturação do núcleo de hidrogênio verde na UFPB.

A demanda do diálogo para formar um grupo de discussão na Universidade partiu do deputado Moacir Rodrigues, com o objetivo de implementar e fomentar a produção de energia verde no estado da Paraíba. Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Planejamento da UFPB, Prof. Paulo Tarso, o Prof. Euler Macedo, Diretor do Centro de Energias Renováveis (CEAR), Marçal Rosas, Vice-Diretor do CEAR, o Prof. Sandro Marden Torres, Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), a Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos, Coordenadora do Laboratório de Combustíveis e Materiais da UFPB (LACOM) e a Profa. Sayonara Andrade Elizario, que atua no CEAR.

Hidrogênio verde é um combustível com alto potencial de uso na geração de energia. Ele é obtido a partir de fontes renováveis, de forma que não há emissão de carbono, diferente dos combustíveis fósseis, por exemplo; assim, é um combustível que se enquadra no pensamento da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, fala sobre as possibilidades de atuação da Universidade levantadas durante o diálogo inicial.

“Uma delas é planejarmos uma estrutura básica de produção de hidrogênio verde, uma plataforma experimental, um piloto de modo que nós possamos, a partir daí mostrar o potencial e as diretrizes que a Universidade assumiria juntamente com parceiros da iniciativa público-privada", disse o Reitor, que também afirmou que em breve a Universidade deverá convidar secretários de ciência e tecnologia de municípios paraibanos do Estado para discutir possibilidades de parceria em favor dessa fonte renovável de energia, que é o hidrogênio verde.

Por ocasião da reunião, o deputado Moacir Rodrigues entregou um ofício reforçando a solicitação à UFPB para a criação do grupo de trabalho. No documento, o parlamentar afirma que a implantação da produção de hidrogênio verde tem potencial de alçar a Paraíba como um dos estados pioneiros na área, o que pode contribuir com a mudança da realidade socioeconômica de toda a região.

A Profa. Sayonara Elizario, que esteve presente na reunião, é uma das pesquisadoras da UFPB que já realizam trabalhos na área, em parceria com pesquisadores nacionais e internacionais. De acordo com o Prof. Euler Macedo, Diretor do CEAR, “pesquisas sobre esse assunto já são realizadas na UFPB de forma individual com alguns colaboradores trabalhando no âmbito do mestrado e doutorado, ainda muito na parte acadêmica, e agora a ideia é fazer isso de forma maior, ou que consiga mostrar viabilidade para o mercado”, explicou.

Ainda segundo o Prof. Macedo, o próximo passo será apresentar a proposta de uma planta piloto de uma usina de hidrogênio verde, que permita fazer a geração de hidrogênio, objetivando demonstrar a potenciais investidores e parceiros a disponibilidade e os conhecimentos da Universidade nesse contexto.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins