Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza 200 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada do CAVN na modalidade à distância

publicado: 21/07/2022 08h14, última modificação: 21/07/2022 08h18
Os cursos são gratuitos e as inscrições estão abertas até 07 de agosto

Foto: Oriel Farias

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para 200 vagas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade à distância.

Estão disponíveis vagas para os cursos de Agente de Informações Turísticas, Avicultor, Horticultor Orgânico e Língua Portuguesa e Cultura Brasileira (Básico), sendo 50 vagas para cada curso. Confira o edital.

As inscrições podem ser realizadas até 07 de agosto, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), preenchendo o formulário disponibilizado. Para a inscrição será necessária a inserção de documentos digitalizados como Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e título de eleitor (para maiores de 18 anos).

O Diretor do CAVN, professor Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, explica que a unidade especializada em Educação Profissional e Técnica (EPT), além dos Cursos de Habilitação Técnica regulares e oferta outras oportunidades de capacitação, como os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

“Os cursos FIC têm por objetivo possibilitar a qualificação técnica de forma rápida e de curta duração de jovens e adultos. Os referidos Cursos serão ofertados na forma de Educação a Distância (EAD), que possibilitará a participação de estudantes de todos os estados da Federação Brasileira, mas também de estrangeiros, para o caso do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira”, disse o Diretor.

Podem participar da seleção pessoas com 15 anos de idade ou mais e que tenham concluído o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).  Com inscrição e aulas online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE/UFPB, podem se inscrever pessoas de qualquer localização.

Metade das vagas são reservadas para candidatos egressos de escolas públicas. Dentro deste percentual haverá ainda reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; e para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme disposto no edital nº 10/2022.

Além disso 5% do total de vagas será disponibilizado para pessoas a deficiência, para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá selecionar a opção correspondente a esta cota no ato de inscrição, feita via Internet.

Informações complementares devem ser consultadas pelo candidato no edital nº 10/2022 do CAVN. O resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de agosto, no endereço eletrônico www.cavn.ufpb.br, bem como a lista de candidatos em lista de espera. Após a publicação do resultado, o candidato será informado por e-mail como proceder para preencher, assinar e enviar o Termo de Compromisso por e-mail.

A matrícula dos candidatos classificados na 1ª chamada do Processo Seletivo acontecerá de 15 a 21 de agosto de 2022, presencialmente, na Secretaria do CAVN, no município de Bananeiras- PB, nos dias úteis, das 7h às 11h e das 13h às 17h, ou à distância, mediante o envio da documentação para o e-mail: sec.cursos.cavn@gmail.com. Os cursos serão realizados no período entre os meses de agosto e dezembro de 2022.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins