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UFPB disponibiliza 35 notebooks para atender a estudantes com deficiência

publicado: 30/08/2023 09h51, última modificação: 30/08/2023 09h51
Equipamentos vão passar por adequações de tecnologia assistiva antes de serem disponibilizados aos alunos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adquiriu 30 novos notebooks para atender a estudantes com deficiência nos campi II, III e IV da UFPB. Os equipamentos foram adquiridos pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), por meio da Reitoria, com recursos do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir), do Ministério da Educação. O objetivo do programa é garantir o acesso de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior. Antes disso, outros 5 notebooks já haviam sido fornecidos pela Reitoria ao CIA.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar, aos discentes com deficiência contemplados, a obtenção de melhor rendimento e independência em suas atividades acadêmicas. 

Antes de serem cedidos, no sistema de comodato, aos discentes com deficiência, os equipamentos devem passar por adequações de tecnologia assistiva realizadas pelo Laboratório de Vida Independente e Tecnologia Assistiva (Lavita), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e pelo Núcleo de Educação Especial (Nedesp), do Centro de Educação (CE), a fim de que sejam adaptados à realidade específica de cada discente com deficiência beneficiado pela iniciativa. 

Dos 30 equipamentos adquiridos com recursos do Incluir, dez já haviam sido recebidos pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), que é uma assessoria vinculada à Reitoria da UFPB, em julho deste ano, para serem disponibilizados a esse público. 

De acordo com o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, a ação contribui e fortalece o cumprimento da Política Política de Inclusão e Acessibilidade da UFPB (Resolução Consuni n° 34/2013) e é de fundamental importância para promover ações de integração de pessoas com deficiência no âmbito acadêmico da instituição.  

Segundo o CIA, os notebooks permanecerão com os estudantes enquanto persistir a necessidade especial e o vínculo desses alunos com a Universidade.

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Texto: Aline Lins e Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias