Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza G Suite e Microsoft Team para estudantes e professores

UFPB disponibiliza G Suite e Microsoft Team para estudantes e professores

Ferramentas auxiliam aprendizagem e comunicação remotas
publicado: 12/05/2020 18h20, última modificação: 14/05/2020 14h42
Para ter acesso aos aplicativos, é possível criar e-mail institucional através do Sigaa. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começou a disponibilizar o G Suite, serviço do Google com ferramentas educacionais, e o Microsoft Teams, plataforma unificada de comunicação e colaboração, para cerca de 30 mil estudantes e professores da instituição.

Entre os recursos do G Suite, há o Google Classroom, que funciona como uma sala de aula on-line, por meio da qual é possível encontrar e postar PDFs, exercícios, perguntas e atividades, e o Google Meet, usado para realizar videoconferências. Já o Microsoft Teams combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

A novidade foi viabilizada por meio da adesão da universidade ao sistema de e-mail G Suite for Education da Google. Para ter acesso aos serviços, é preciso ter conta no Gmail, serviço gratuito de webmail criado pela Google em 2004. No entanto, devido à parceria, estudantes e professores da UFPB terão através de e-mail institucional da UFPB.

Como os professores da UFPB já têm e-mail institucional, acessado pela plataforma zimbra, os alunos deverão criar suas contas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), explica o superintendente de tecnologia da informação da UFPB, Hermes Pessoa Filho. Após entrar no Sigaa, no menu da página principal, é preciso clicar no item "Outros" e, depois, em "E-mail institucional". Em seguida, haverá outras instruções para concluir o processo.

Para o superintendente, o e-mail institucional é uma forma de valorização do aluno e do seu vínculo com a universidade. “Esse, na verdade, já era um projeto nosso, a fim de aumentar mais a sensação de pertencimento. Com a pandemia, nós aceleramos e já está no ar, disponível para todos os alunos que quiserem cria-lo”

Para o gestor, a tendência, hoje, devido à pandemia do Covid-19, é o estabelecimento de atividades remotas, por meio do uso de plataformas virtuais. “Existe uma tendência e alguns professores estão tomando a iniciativa, especialmente da pós-graduação, de utilizar ferramentas de terceiros para utilização em aulas”, conta. As plataformas padrão que são disponibilizadas pela própria UFPB são o módulo de turma virtual do Sigaa e o moodle classes.

De acordo com o gerente de segurança da informação da UFPB, Jânio Carlos Vieira, foram criados, até a tarde desta terça-feira (12), mais de 3 mil institucionais, entre cadastros de docentes e discentes. Segundo Jânio, a STI criou um domínio único (@academico.ufpb.br) contemplando docentes e discentes para viabilizar as atividades acadêmicas no ambiente virtual.

Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB