Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga edital com 13 vagas para mestrado em Ciência Animal
conteúdo

Notícias

UFPB divulga edital com 13 vagas para mestrado em Ciência Animal

publicado: 11/12/2023 16h09, última modificação: 11/12/2023 16h09
As inscrições serão abertas de 22 a 29 de dezembro, no SIGAA

Foto: Gustavo Ribeiro

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no Campus de Areia, divulgou edital com 13 vagas para curso de mestrado, distribuídas entre as linhas de pesquisa ‘saúde em animais silvestres’ e ‘saúde em animais de produção’. Do total de vagas oferecido, 20% – ou seja, 3 vagas – serão destinadas exclusivamente a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

As inscrições deverão ser realizadas de 22 a 29 de dezembro pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no qual os candidatos necessitam anexar os documentos descritos no item 2 do edital do certame, unidos em um único documento no formato PDF. 

A seleção será realizada em quatro etapas: exame escrito dissertativo, de caráter apenas eliminatório, prova objetiva de conhecimentos gerais, avaliação de capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira e análise curricular, estas últimas com caráter apenas classificatório. 

As duas primeiras etapas, a saber, o exame dissertativo e a prova objetiva, serão realizados no mesmo dia, presencialmente, na data prevista de 24 de janeiro de 2024. Os candidatos que não participarem das etapas presenciais do certame  – provas objetiva e dissertativa, além do exame de língua estrangeira – e não obtiverem nota igual ou superior a 7 na avaliação dissertativa serão eliminados da seleção. 

Já a avaliação da capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira, que será realizada no dia 25 de janeiro de 2024, servirá apenas para mensurar a habilidade dos candidatos, e a nota obtida – de 0 a 10 – não será considerada para ranqueamento na seleção. Para ser aprovado nesta etapa, a nota deverá ser maior ou igual a 7. Os candidatos com nota abaixo deste parâmetro não serão eliminados do processo seletivo, mas deverão, em até 12 meses, apresentar certificado de proficiência ou realizar novamente a avaliação do PPGCAN. 

Para a classificação final dos candidatos, será utilizada uma média ponderada, calculada a partir das pontuações aferidas no exame dissertativo (peso 5), na análise curricular (peso 4) e na prova de língua estrangeira (peso 1). Serão considerados classificados aqueles com média final igual ou superior a 5 e cuja ordem de classificação no certame seja compatível com o número total de vagas oferecidas no certame. 

A divulgação das notas e resultados de cada uma das etapas será realizada na página do PPGCAN no SIGAA, nas datas mencionadas no cronograma do processo seletivo. Os candidatos terão direito a impetrar recursos em qualquer uma das fases do certame, obedecendo aos prazos estabelecidos no edital e encaminhando o pedido de para o e-mail ppgcan.ufpb@gmail.com

As matrículas deverão ser realizadas presencialmente na coordenação do PPGCAN no período de 06 a 08 de março de 2024, mediante a entrega de cópias dos documentos elencados no item 17.1. do edital. 

Para outras informações, os interessados podem contatar o PPGCAN pelo e-mail ppgcan.ufpb@gmail.com

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB