Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga programação do Energy Summit 2023
conteúdo

Notícias

UFPB divulga programação do Energy Summit 2023

publicado: 05/10/2023 12h58, última modificação: 05/10/2023 13h01
Convidados debaterão a transição energética na quinta edição do evento
Foto: Angélica Gouveia
Energy Summit 2022. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou a programação completa do Energy Summit 2023, evento promovido pelo grupo de pesquisa Smart Grid Group (SG2) e pela unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), ambos vinculados ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). O tema do Energy Summit deste ano, que está em sua quinta edição e acontecerá no dia 20 de outubro, é a transição energética no Brasil. 

As inscrições já estão esgotadas; no entanto, de acordo com a organização do evento, um lote extra com 50 vagas será reaberto às 17h desta quinta-feira (4), destinado à comunidade universitária e também ao público externo. As inscrições para o lote extra deverão ser realizadas por meio da Plataforma Sympla, sem custos para o participante. 

A programação do encontro será dividida em dois painéis. Pela manhã, as atividades começarão às 8h, com o credenciamento e a mesa de abertura, presidida pelo Reitoria da UFPB. Em seguida, o primeiro painel terá o tema “Desafios da indústria brasileira para a transição energética”, com a presença de palestrantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e das empresas SMA Brasil, Huawei e WEG. 

À tarde, a segunda parte do evento terá início às 14h30 e abordará as regulamentações e o fomento para impulsionar a transição energética. Para este painel, estão confirmadas palestras de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABGD), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e do Grupo Energisa. 

“O Energy Summit tem a proposta de permitir a seus participantes de mergulhar em palestras inovadoras e experiências que apresentam soluções sustentáveis e que muito provavelmente vão transformar a forma como pensamos sobre energia.”, observou o diretor do CEAR, Prof. Euler Macêdo. 

Além das palestras, durante esta edição do Energy Summit, serão diplomados 50 alunos da primeira turma de Formação Inicial e Continuada (FIC) do curso de eletricista de sistemas renováveis. A formação foi ofertada no âmbito do programa Qualifica Mais EnergIFE, com o objetivo de promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das energias renováveis, e se deu por meio de parceria entre o CEAR e o Centro Profissional e Tecnológico da UFPB (CPT/ETS). 

Para outras informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelos perfis do SG2 e da Embrapii CEAR/UFPB no Instagram. 

Programação Energy Summit 2023 - “Transição de energia e a industrialização brasileira”

8h - Credenciamento e boas-vindas

9h - Mesa de abertura

10h - Painel 1: “Desafios da indústria brasileira para a transição energética”

Convidados:

* Adones Dalprá (Representante do grupo WEG na Paraíba)

* André Gellers (Country Manager da SMA no Brasil)

* Marcelo Gavião (Gerente de Nova Economia e Indústria Verde da ABDI)

* Roberto Valer (Diretor técnico de soluções de energia solar e armazenamento em grande escala da Huawei Brasil)

12h - Recesso para almoço

14h - Colação de grau de 50 alunos do curso FIC de eletricista de sistemas renováveis

14h30 - Painel 2: “Regulamentações e fomento para impulsionar a transição energética”

Convidados:

* Carlos Café (Vice-presidente da ABGD)

* Djane Melo (Coordenadora de Transição Energética da ANEEL)

* Iago Oliveira (Gerente de projetos de inovação do Grupo Energisa)]

* José Bione de Melo Filho (Gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf) 

16:30h - Sorteio 

17:00 - Encerramento

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB