Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e COFEN abrem 5 mil vagas gratuitas em cursos de Especialização Técnica em Enfermagem

publicado: 07/02/2024 12h15, última modificação: 07/02/2024 12h57
As vagas estão distribuídas entre cinco especializações gratuitas

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na última sexta-feira (02), por meio do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS),  o terceiro edital de seleção simplificada para ingresso em cursos gratuitos do Programa de Especialização Técnica em Enfermagem (Pós-Tec). Nesta edição, estão sendo ofertadas cinco mil vagas de especialização totalmente gratuitas em 05 cursos, voltados para técnicos de enfermagem.

O programa de especialização é realizado pelo CPT-ETS em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que financia a iniciativa. As vagas serão distribuídas entre os cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Urgência e Emergência e Cuidado ao Idoso na Perspectiva da Saúde Coletiva.

As inscrições acontecem exclusivamente por meio da multiplataforma CofenPlay, das 8h do dia 15 de fevereiro até às 23h59min do dia 17 de fevereiro. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a primeira opção de curso e selecionar uma segunda opção, para os casos de vagas remanescentes.  A seleção dos candidatos acontece por ordem de inscrição e mediante a comprovação dos documentos solicitados no momento da aplicação.

A seleção é destinada a técnicos de enfermagem com certificado de curso técnico na área e registro ativo no respectivo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), além de vínculo empregatício em estabelecimento de saúde. De acordo com a Diretora do CPT-ETS, professora Maria Soraya Pereira, o Pós-Tec já se consagrou como o maior programa de formação para técnicos de enfermagem do país.

“Estamos no segundo ano de execução do programa, adentrando para a terceira turma a partir deste edital, e nossa experiência até o momento foi de que conseguimos aprovar mais de 85% dos nossos alunos que realizam a especialização a distância na nossa primeira turma, mostrando a boa eficiência, o monitoramento, mas, sobretudo, a excelência da educação profissional e tecnológica, da educação à distância realizada na UFPB, por meio do CPT-ETS”, afirmou a professora Maria Soraya Pereira.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico e a autodeclaração disponibilizados. Para finalizar a inscrição, será necessário anexar, até 27 de fevereiro, os seguintes documentos: certidão de quitação eleitoral, prova de quitação com o Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino e a declaração de vínculo empregatício como técnico de Enfermagem.

Para os candidatos que optarem pelos cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal e Enfermagem em Centro Cirúrgico, será obrigatório o preenchimento da segunda parte do Anexo I, atestando a existência, na instituição de trabalho, dos setores necessários para execução da parte prática.

Sobre os cursos – Os cursos possuem carga horária de 300h. Deste total, 225h são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as 75h restantes constituem a prática profissional. O aluno ficará responsável pela busca do local da prática, podendo este ser o próprio ambiente de trabalho ou outro espaço devidamente pactuado para realização da vivência na área objeto de qualificação.

Histórico - Segundo dados do Cofen, o Pós-tec conta com alunos em 3.955 municípios, número que simboliza cerca de 71% das cidades brasileiras.

“Desta forma, a UFPB, por meio do CPT-ETS, cumpre seu papel, sua missão e sobretudo seus valores ao chegar a várias regiões do país, saindo dos nossos arranjos produtivos locais e atingindo todos os estados da federação, mostrando a capilaridade e importância que a UFPB tem hoje para o nosso país, sobretudo por meio dessa formação”, disse a professora Soraya Pereira.

No total, são aproximadamente 12 mil alunos matriculados no Pós-Tec. Os dois editais lançados anteriormente alcançaram a expressiva marca de mais de 120 mil candidaturas. A expectativa é de que, ao final do projeto, 50 mil técnicos de enfermagem sejam contemplados com uma das especializações ofertadas.

Confira o edital completo aqui.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins